IV Seminário de enfermagem do HMT discute segurança assistencial


Com uma programação intensa, grandes convidados, exposição de pôsteres e momentos artísticos, o IV Seminário de Enfermagem do HMT se torna sinônimo de sucesso

“É uma alegria comemorar o dia da enfermagem compartilhando o conhecimento”. Estas foram as palavras escolhidas pela Irmã Ana Rita de Oliveira, gerente de enfermagem, durante a abertura do IV Seminário de Enfermagem do Hospital Madre Teresa. O evento reuniu cerca de 250 profissionais e foi realizado no auditório do centro de estudos do HMT no dia 11 de maio, véspera do Dia Mundial da Enfermagem. 

 Na imagem, a diretora geral do HMT Ir. Fabiana Cândido, a gerente de enfermagem do HMT Irmã Ana Rita de Oliveira, a chief technical officer do IQG Mara Machado e o presidente do ISMP Brasil Mário Borges.

Com o tema “Vigilância e Segurança em Saúde: Compromisso de todos”, o Seminário buscou promover a discussão quanto à importância da interface entre os processos para a garantia da segurança assistencial. As palestras abordaram o papel das lideranças na segurança do paciente, o desafio da assistência medicamentosa segura, os resultados da consolidação de um núcleo de segurança próprio, os aspectos da rotina nas unidades de terapia intensiva e gerenciamento do bloco cirúrgico, a segurança e a qualidade a beira leito e as ações institucionais para a promoção e o cuidado dos profissionais que cuidam. As palestras foram ministra por profissionais do HMT e também por convidados como a chief technical officer do IQG Mara Machado, o presidente do ISMP Brasil Mário Borges e as representantes do Hospital Felício Rocho e da Unimed-BH, Sarah Campos e Kátia Àvila. 

Ao final do Seminário, a diretora geral do Hospital Madre Teresa Irmã Fabiana Cândido agradeceu a presença de todos e enalteceu a qualidade do evento.

ARTE NO SEMINÁRIO

A programação do IV Seminário de Enfermagem garantiu espaço para as artes. Foram recitadas poesias ganhadoras do concurso cultural promovido durante a Semana de Enfermagem do HMT em 2016. Foi difícil não se emocionar com os versos lidos pelas técnicas de enfermagem Lídia Maria e Jéssica Avelino, que foram acompanhadas pelo som do violão da Irmã Sabrina Verplohz. Em outro momento, o riso encheu o auditório do HMT, quando o pediatra e palestrante convidado, Dr. Eduardo Tavares, abordou a segurança assistencial com um olhar bem humorado e uma apresentação movida a mágicas e piadas. 
 

Dr. Eduardo Tavares durante apresentação da palestra “A segurança do cuidado: a outra face com humor e magia”

SESSÃO PÔSTER 

Promover o desenvolvimento científico e reconhecer o resultado do trabalho são algumas das diretrizes do Hospital Madre Teresa, que convidou colaboradores a exporem em uma sessão de pôsteres os diversos projetos, programas e protocolos idealizados e aplicados no HMT. Ao todo, foram 23 pôsteres que contabilizaram mais de 70 autores. Uma comissão avaliadora foi criada e quatro trabalhos foram premiados. Confira:

 
1º) APRIMORAMENTO DO FLUXO ASSISTENCIAL  NO MANEJO DA SEPSE (Elisangela Brunetti de Melo e Simone Martins Gonçalves) e VIGILÂNCIA DAS INFECÇÕES CIRÚRGICAS: MÉTODOS E RESULTADOS DO SCIH DO HOSPITAL MADRE TERESA (Jussara Mota Pessoa, Leonardo Junio dos Santos e Maria Clara Evangelista Maia Rios)

2º) EFETIVIDADE DO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA ASSOCIADA AO CATETER VENOSO CENTRAL (Elisangela Brunetti de Melo, Maria Clara Evangelista Maia Rios, Gláucia Helena Chaves de Souza, José Carlos Fernandez Versiani dos Anjos)

3º) AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO PROTOCOLO: TROMBOEMBOLISMO VENOSO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (Flávia Pinto Bonésio, Gabriel Anzolin, Leonardo Santos Azevedo e Patrícia Ellen Batista de Almeida)