Novo “Espetáculo” Movimentou o HMT


De nariz vermelho, roupas coloridas, peruca branca e sapatos grandes, os palhaços da “Cia Palhaçaria – Doutores em Alegria” – transformaram a rotina do Hospital Madre Teresa, seus pacientes e acompanhantes em um grande picadeiro.

Na última quinta-feira, dia 27 de agosto, o grupo de voluntários e “palhaços” estiveram presente nos setores E e HI para proporcionar brilho nos olhos, sorriso no rosto e no coração das pessoas. Com músicas e palhaçadas improvisadas, as alas de internação ganharam um clima mais ameno e bastante divertido, arrancando gargalhada de pacientes, acompanhantes e das nossas equipes assistenciais, que também entraram na brincadeira e adoraram a surpresa.

Segundo Denise Ramos, Coordenadora de Enfermagem, essas práticas lúdicas são de extrema importância, principalmente para aqueles internados há mais tempo. “A rotina hospitalar é muito tensa, por isso ter esse tipo de atração ajuda a se desligar, tranquilizar e animar todos aqueles que estavam precisando. Nós da equipe assistencial prestamos sempre uma assistência humanizada aos nossos pacientes e percebemos que estamos no caminho certo quando ações como esta promovem momentos de alegria a colaboradores e pacientes”.

A ação fez parte da expansão dos projetos do Prohuma, composto por diversas áreas do HMT, e que pretende levar cada dia mais acolhimento e conforto a pacientes e colaboradores. Para Cristina Correa, Coordenadora de RH e do Prohuma, a alegria foi utilizada como terapia para minimizar o sofrimento dos enfermos e humanizar o ambiente hospitalar. “Trabalhos como este são importantes porque fazem parte do processo de cuidado e acolhimento do próximo, e como diz a Madre: Saberão distinguir nas casas onde moram e trabalham o que é necessário e útil para o desempenho de sua missão... principalmente junto aos enfermos, para os quais se requer um ambiente de conforto, de alegria, de bem estar indispensável à recuperação da saúde”.

A “Cia Palhaçaria – Doutores em Alegria” esteve composta por seis integrantes e pretende voltar muito em breve para mais “atendimentos médicos”. Será que desta vez teremos um verdadeiro picadeiro montado?

Vamos aguardar.

O que o riso pode fazer por nós?

Alivia a tensão: mesmo em momentos de nervosismo pode reduzir a ansiedade; Atenua a dor; produz sensação de bem estar; libera endorfina; diminui a pressão arterial; ajuda na memória e traz lindas recordações.