HMT recebe selo do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente

Você sabia que o Hospital Madre Teresa está sempre trabalhando para garantir o bem-estar e a segurança dos pacientes? Exemplo disso é que o HMT tornou-se uma referência nacional ao receber o Selo Integrante do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que é reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que é a entidade gestora deste selo. 

Para que uma instituição seja integrante do PBSP, é necessário que ela adote as melhores práticas para prevenção de infecções e esteja apta a participar de uma rede de informações e comunicação entre outros hospitais, promovendo a troca de experiências, a disseminação destas práticas e colaborando para a estruturação de protocolos que visem garantir a segurança dos pacientes. Este trabalho é feito por meio de uma plataforma nacional que facilita a comunicação entre os integrantes.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) tem um papel muito importante quando o assunto é a segurança do paciente e a prevenção de infecções. Por isso, o SCIH é considerado como o responsável pela implantação de protocolos, como é o caso do PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica), o ICSS (infecção de corrente sanguínea) e o ITU (infecção do trato urinário). Além disso, o SCIH participa do gerenciamento dos dados gerados a partir da implementação dos protocolos e da colaboração de cada agente atuante no cuidado dos pacientes, praticando o combate à infecção e cumprindo a meta de salvar vidas e evitar danos.