“Análise de substancias vasoativas antes e durante o teste de inclinação em pacientes com síndrome vasovagal (Estudo pareado por sexo e idade) e qualidade de vida após o diagnóstico de resposta neurorreflexa pelo teste de inclinação”. Esse foi o tema discutido na tese de doutorado defendida, na modalidade on-line, no dia 21 de janeiro de 2022, pela cardiologista do Hospital Madre Teresa (HMT) Dra. Cláudia Madeira Miranda.

“Com o estudo foi possível aprimorar ainda mais o tema e contribuir para o conhecimento da fisiopatologia da sincope vasovagal e o impacto da mesma na qualidade de vida dos pacientes após serem submetidos ao Teste de Inclinação. Além disso, o aprofundamento e visão abrangente acerca do tema, permite o HMT ser referência no assunto”, comenta a Dra. Claudia Madeira.

Além da orientação da cardiologista do Hospital das Clínicas (HC/UFMG), Profa. Dra. Rose Mary Ferreira Lisboa da Silva, a Dra. Cláudia Madeira contou com a colaboração de voluntários (grupo controle, sem síncope) compostos por funcionários do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e residentes da cardiologia do HMT, a quem a Dra. Claudia Madeira estende os agradecimentos.

Dra. Cláudia Madeira é coordenadora do serviço de Métodos Gráficos do Hospital Madre Teresa.

É possível acessar toda a cerimônia de defesa pelo Youtube. Acesse: https://youtu.be/9NjOFCcQwxc

Tilt Test (Teste de Inclinação)

O HMT disponibiliza o Tilt Test no setor de Métodos Gráficos, sob supervisão da Dra. Cláudia Madeira e da Dra. Izabela Nascimento. Para agendar ligue: (31) 3339 – 8455.