O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Madre Teresa foi, recentemente, aprovado para a condução de um importante estudo que avaliará a eficácia de terapia para o tratamento do câncer de pulmão em pacientes em estágio avançado.

De acordo com a coordenadora do Centro, Alessandra Mancuzo, os ensaios clínicos constituem uma grande oportunidade, tanto para a instituição quanto para os pesquisadores e pacientes. “A instituição e os pesquisadores ganham visibilidade por conduzir este tipo de estudo, que exige alto padrão de qualidade nos serviços prestados ao paciente”, explica.

Ainda segundo ela, a partir das pesquisas, o paciente tem a oportunidade de acesso a terapias inovadoras e a procedimentos de alta complexidade, gratuitamente, além de uma assistência vigilante da equipe multiprofissional altamente capacitada.

Importância da pesquisa clinica

As pesquisas clinicas são as formas mais adequadas de reconhecer os benefícios das medicações. Assim, os resultados advindos desses estudos têm sido fatores chave no entendimento da logística de uma determinada doença, na delimitação de novas linhas terapêuticas e também no desenvolvimento de novos recursos voltados aos tratamentos.

“Ficamos imensamente satisfeitos por mais essa aprovação.  A Pesquisa Clínica do Hospital Madre Teresa está em plena atuação desde 2018 e, de lá para cá a unidade só têm crescido e atuado em diversos e relevantes estudos. É gratificante ver de perto os ganhos que esses ensaios clínicos representam para os pacientes. Sem dúvidas, estamos avançando no que há de melhor para o tratamento do câncer de pulmão”, comenta o principal pesquisador do estudo, Dr. Leonardo Brand.