O serviço conta com equipe multidisciplinar e funciona de segunda a sexta-feira.

Na Clínica da Dor do Hospital Madre Teresa (HMT) atuam médicos especialistas em diagnosticar, aliviar e tratar a dor com o objetivo de promover a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Esse serviço é destinado especialmente aos pacientes com dores crônicas. 

“Dor crônica é aquela que persiste por mais de 3 meses e na maioria das vezes teve a causa solucionada. Quando a dor não responde aos tratamentos convencionais são necessárias intervenções específicas para controlá-la”, explica um dos coordenadores da Clínica da Dor do HMT, o neurocirurgião funcional Dr. Gilberto de Almeida Fonseca Filho. 

O tratamento da dor crônica é complexo e envolve uma abordagem multidisciplinar, para aumentar as chances de sucesso do tratamento. Por essa razão, no HMT os tratamentos e procedimentos são realizados por uma equipe composta por anestesiologistas, clínicos da dor, enfermeiros e neurocirurgiões, além de possibilidade, conforme indicação, de parcerias com as especialidades: Acupuntura, Fisioterapia, Psicologia, Psiquiatria, Reumatologia, Oncologia, dentre outras.  

O HMT oferece para os pacientes que sofrem de dor crônica o atendimento ambulatorial e, nos casos necessários, coloca à disposição toda a sua infraestrutura para realização de exames, intervenções cirúrgicas de baixa, média ou alta complexidade, assim como a possibilidade de internação para diagnóstico e tratamento para alívio da dor. 

De acordo com um dos coordenadores da equipe, o anestesiologista Dr. Rodrigo de Lima e Souza as principais queixas dos pacientes com dores crônicas são: enxaquecas, lombalgias, ​​​​​​​neuralgia pós-herpética, dores oncológicas, craniofaciais e pós-operatórias. “O tratamento depende da gravidade e incluí o uso de medicamentos, infiltrações intra-articulares, denervações, neuroestimulador medular, implantes de bombas de morfina, dentre outros”, esclarece. 

O atendimento ambulatorial da Clínica da Dor é realizado nos consultórios do Ambulatório 1, localizado na Portaria 3, de segunda a sexta-feira. Para marcar uma consulta acesse o site www.hospitalmadreteresa.org.br ou ligue para a Central de Marcação pelo telefone (31) 3339-8455. 

Conheça os médicos da Clínica da Dor do HMT 

  • Dr. Gilberto de Almeida Fonseca Filho (coordenador) 
  • Dr. Gustavo Márcio Silvino Assunção 
  • Dr. Gustavo Rodrigues Costa Lages 
  • Dr. Ibrahim Afrânio Willi Liu 
  • Dra. Joana Angélica Vaz de Melo 
  • Dra. Lina Márcia de Araújo Herval 
  • Dr. Lucas Viana Quites 
  • Dr. Plínio Duarte Mendes 
  • Dr. Rodrigo de Lima e Souza (coordenador)