Da esquerda para a direita: Dr. Daniel Soares Sousa, Dr. Mitermayer Reis Brito e Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda

O serviço de Eletrofisiologia Invasiva e Arritmias Cardíacas do Hospital Madre Teresa (HMT) iniciou suas atividades em 1999 no departamento de Hemodinâmica, onde faz parte do grupo de Medicina Intervencionista do HMT. Com um trabalho criterioso ao longo desses 22 anos, dedicado ao tratamento das arritmias cardíacas, sob a forma do tratamento farmacológico e não farmacológico, por meio do atendimento de pacientes a nível ambulatorial e hospitalar, o serviço tem se destacado como um dos mais importantes e de grande referência nesta área a nível nacional.

O departamento coordenado pelo Dr. Mitermayer Reis Brito, é composto por mais dois especialistas, o Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda e o Dr. Daniel Soares Sousa.

O serviço é responsável por executar todos os procedimentos e exames necessários na área de arritmias cardíacas como: palpitações, taquicardias não esclarecidas por métodos não invasivos e síncope (perda de sentidos ou desmaio), além de indicar o melhor tipo de tratamento através de medicamentos antiarrítmicos e não antiarrítmicos, o qual consiste na ablação por radiofrequência como forma de tratamento de cura definitiva da maioria das arritmias, assim como indicação dos diferentes tipos de marca-passo definitivo.

Os métodos mais rotineiros são aqueles ligados as taquicardias supraventriculares, síndromes do tipo Wolff Parkinson White (WPW), taquicardias por reentrada átrio ventricular, fibrilação atrial, taquicardias ventriculares, prevenção de morte súbita e tratamento da insuficiência cardíaca através de marca-passos especiais.

“Um dos grandes diferenciais do nosso serviço é a habilitação de grande parte da equipe em Eletrofisiologia Invasiva Cardíaca, Estimulação Cardíaca Artificial, e também na Unidade de Estudos em Fibrilação Atrial”, explica o coordenador.

A Unidade de Fibrilação Atrial trabalha em parceria com vários departamentos do Hospital como a Cardiologia, Neurologia, Pneumologia e o serviço de Ecocardiografia, que fornece um grande suporte na realização de ablações de fibrilação atrial, destacando o serviço de Eletrofisiologia como um dos poucos que realizam o eco trans esofágico durante o procedimento no país, oferecendo mais segurança e precisão para realizar o isolamento dos focos de arritmia.

Tecnologia

O departamento de Eletrofisiologia Invasiva e Arritmias Cardíacas dispõe de recursos de alta tecnologia como salas de hemodinâmica de última geração, sistema de mapeamento e reconstrução tridimensional para ablações de maior complexidade, que proporciona mais eficácia no tratamento das arritmias através da ablação, que é uma cauterização obtida com o aquecimento da ponta de um cateter especial, aplicada no foco das arritmias.

O serviço de Arritmias e Eletrofisiologia do Hospital Madre Teresa também se destaca pela produção de trabalhos científicos, realizações de cursos, formação de residentes, webinars, estando em constante atualização científica.