O cardiologista e coordenador do Serviço de Arritmias e Eletrofisiologia do HMT, Dr. Mitermayer Reis Brito, teve o seu artigo publicado nos Arquivos SBC em fevereiro deste ano – um dos principais veículos de divulgação das pesquisas científicas brasileiras na área das ciências cardiovasculares.

De acordo com o autor, o ponto de vista – As “Cinco Ondas Malignas” da Eletrocardiografia  busca ressaltar a importância de agrupar estas ondas em um conceito mais didático e ainda não descrito na literatura.

“As ondas descritas no estudo, podem ter como principal desfecho clínico arritmias com risco de vida como taquicardia ventricular, fibrilação ventricular e manifestações clínicas como síncope e morte súbita, por exemplo. Seria como surfar nestas ondas e assim facilitar a identificação das suas principais características eletrocardiográficas em derivações específicas no plano frontal e horizontal do ECG ”, explica o médico. 

Leia o ponto de vista na íntegra pelo link: https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-120-03-e20220649/0066-782X-abc-120-03-e20220649.x55156.pdf

Dr. Mitermayer Reis Brito

  • Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
  • Especialista em Eletrofisiologia Cardíaca Invasiva e Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.
  • Coordenador do Serviço de Arritmias, Eletrofisiologia e Unidade de Fibrilação Atrial do Hospital Madre Teresa.
  • Preceptor da Residência de Cardiologia do Hospital Madre Teresa.