O coordenador e chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Madre Teresa – HMT, Dr. Roberto Leal é um dos pioneiros da neurocirurgia da base do crânio no mundo. Além dos mais de 100 artigos publicados, o neurocirurgião também possui coautoria em diversos capítulos de livros e participação como coeditor de grandes obras.

Além disso, o neurocirurgião é constantemente prestigiado nos mais diversos congressos e encontros sobre a especialidade ao redor do mundo. O mais recente foi em Bogotá, no congresso Mundial de Neurocirurgia, onde o Dr. Roberto Leal foi enaltecido pelo Prof. Samii – um dos maiores ícones da neurocirurgia que reconheceu a neurocirurgia brasileira na figura do médico mineiro.

Confira abaixo e na íntegra, esse reconhecimento narrado e escrito pelo renomado neurocirurgião, professor Dr. Sebastião Gusmão.

“No recente Congresso Mundial de Neurocirurgia, em Bogotá, o Prof. Samii, após assistir a conferência do Dr. Roberto Leal sobre sua vasta experiência na cirurgia dos schwannomas do vestibular, definiu o colega brasileiro como um dos seus seguidores na excelência microcirurgica dos referidos tumores.

Prof. Samii era o coordenador e moderador da sessão em que ele próprio discursaria, e, simplesmente avaliou dizendo que o Dr. Roberto leal Silveira aprendeu 99% da técnica do que ele próprio faz na microcirurgia dos Schwannomas do Vestibular, nas ainda advertiu que o Dr Roberto Leal deveria atingir os 100%. A fala do Prof. Samii, aprovando e validando a excelência do Dr. Roberto Leal.

Esta é uma avaliação de peso, pois Samii e Yasargil são os ícones vivos da neurocirurgia. Só podemos compará-los aos dois ícones do passado: Horsley e Cushing.

Na vida só se realiza grandes feitos com muito trabalho e paixão. Acompanhei e participei da trajetória neurocirúrgica do Dr. Roberto Leal nas últimas três décadas. E sou testemunha do quanto de inspiração e transpiração lhe custou para adquirir a excelência microneurocirúrgica. Na verdade, esta excelência lhe custou uma vida.

Quando opera um schwannoma do vestibular o Dr. Roberto Leal parece estabelecer uma luta com respeito contra o tumor. E nesta contenda ele prima em todos os detalhes, não admitindo nada menos que a excelência. E a luta termina sempre com pouco sangue e vitória da vida.

O Prof. Samii na verdade reconheceu a excelência da neurocirurgia brasileira na figura do colega mineiro. Ao Dr. Roberto Leal manifestamos nossa gratidão e admiração por dignificar a neurocirurgia brasileira”.