Exclusiva em MG, a técnica minimamente invasiva utiliza equipamento alemão e apresenta resultados mais precisos

Sempre evoluindo, o Hospital Madre Teresa é primeiro hospital em Minas Gerais a adquirir o equipamento Erbecryo, utilizado para a realização da criobiópsia. A técnica permite a obtenção de tecido pulmonar para o diagnóstico e tratamento de doenças broncopulmonares, incluindo câncer de pulmão, a partir do uso de alta tecnologia aliada a baixas temperaturas. A criobiópsia se destaca pela dimensão e qualidade do tecido adquirido por meio de procedimento minimamente invasivo, com recuperação mais rápida, menores riscos de sangramento e alta hospitalar em um curto espaço de tempo se comparado às técnicas tradicionais.

A técnica é realizada na Europa há mais de 30 anos e ao longo deste tempo vem sendo aperfeiçoada, tendo chegado ao Brasil recentemente. No Brasil, a criobiópsia é aplicada em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e em Minas.

Confira a entrevista com o coordenador do Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do Hospital Madre Teresa, Dr. Nilson Figueiredo Amaral, que visitou a empresa Erbe, na cidade de Tübingen, na Alemanha, onde o equipamento Erbecryo é desenvolvido.

quipe de Cirurgia Torácica e Endoscopia Pulmonar apresenta novo equipamento. Na imagem, da esquerda para a direita, os doutores André de Val Barreto, Leonardo Brand, Nilson Amaral (coordenador) e Carla Maria Silva e Alves.

O QUE É A CRIOBIÓPSIA PULMONAR?

NA – É uma das técnicas em evolução na endoscopia respiratória atuando como exame, viabilizando a coleta de fragmentos dos brônquios ou pulmão com maior dimensão e melhor qualidade da amostra, o que possibilita uma maior precisão do diagnóstico de doenças broncopulmonares. A técnica pode ser adotada ainda como forma de tratamento para as desobstruções traqueobrônquicas por tumores ou corpos estranhos. Tudo isso de forma menos invasiva por ser endoscópica.

QUAL É A INDICAÇÃO PARA A CRIOBIÓPSIA E QUAIS PACIENTES PODEM SER BENEFICIADOS PELA TÉCNICA?

NA – A técnica pode ser utilizada em algumas situações clínicas como em biópsias pulmonares para diagnóstico de doenças difusas tais como fibroses intersticiais, micronódulos difusos e algumas formas de câncer no pulmão; para obtenção de material para estudo de tumores pulmonares e outras situações especificas, como transplante de pulmão.

Por ser uma técnica endoscópica, portanto, menos invasiva e com oferta de um bom material para diagnóstico, esta é uma alternativa para o pacientes que poderiam ter o quadro agravado diante de uma biópsia cirúrgica convencional. Outra situação seria para pacientes internados em UTI sob regime de ventilação mecânica decorrente de doenças pulmonares que necessitam de esclarecimento diagnóstico com amostras de tecidos. Já como forma de tratamento, este pode ser um importante recurso para a desobstrução da árvore traqueobrônquica por tumores ou corpos estranhos.

COMO É FEITA A CRIOBIÓPSIA?

NA – Este é um procedimento realizado em bloco cirúrgico ou endoscopia, com o paciente submetido a anestesia geral e com duração média de duas horas e meia. Utiliza-se o fibrobroncoscópio adequado e/ou a broncoscopia rígida e uma sonda de crio especifica como pinça. Dependendo do caso clínico e das condições do paciente, a internação poderá ser feita em de hospital-dia (inferior a 24 horas) ou internação por um dia. Em algumas situações, pode haver indicação para suporte de UTI.

OS RESULTADOS SÃO CONCLUSIVOS?

NA – Algumas doenças oferecem diagnóstico histológico específico por possuírem células exclusivas que podem ser encontradas no microscópio, como câncer, fungos, bactérias. Outras doenças não apresentam células ou tecidos exclusivos e, portanto, para conclusão diagnóstica dependem de uma análise clínica com exames laboratoriais e de imagem.

A criobiópsia é uma técnica que oferece material para estudo histopatológico direcionado por imagens com maior quantidade e melhor qualidade de tecido pulmonar e por isso é considerada eficiente uma vez que os resultados dependem destes fatores. Já como forma de tratamento, os resultados são imediatos.

COMO O SERVIÇO DE CIRURGIA TORÁCICA DO HMT TEVE ACESSO AO PROCEDIMENTO? COMO FOI A VISITA À FÁBRICA DA ERBE?

NA – O coordenador do Serviço de Pneumologia do HMT, Dr. Frederico Tadeu, nos impulsionou e alertou para a importância de realizarmos esse procedimento. Então, por meio da gentil intermediação da Fujitech em Belo Horizonte e da hospitalidade dos diretores da Erbe, tive a oportunidade ir à Tübingen (Alemanha) e conhecer todo o processo de construção do equipamento, que possui qualitat mit predikat (alto padrão). Além disso, realizei um treinamento in loco.

COMO O SENHOR AVALIA OS INVESTIMENTOS TÉCNICOS DA EQUIPE DE CIRURGIA TORÁCICA E ENDOSCOPIA RESPIRATÓRIA DO HMT?

NA – O Hospital Madre Teresa já está bem posicionado em nível de excelência, consolidado como um dos principais hospitais de Belo Horizonte e com reconhecimento nacional e internacional em várias especialidades. O Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória, assim como a Pneumologia, seguem esse padrão de qualidade e reconhecimento com as práticas mais avançadas e participação cientificas em todos os níveis. Agora, a equipe investe fortemente nos avanços da endoscopia respiratória como vimos acontecer recentemente com a colocação das válvulas endobronquicas para enfisema pulmonar e com a criobroncoscopia, além dos diversos programa