No dia 13 de junho de 2022, o Dr. Carlos César Vassalo, ortopedista especialista em quadril e joelho e membro do corpo clínico do Hospital Madre Teresa a quase 30 anos, apresentou o seu trabalho de tese de doutorado. O tema: “Correlação do ângulo alfa e da razão do offset femoral com lesões condrais do quadril, observadas na artroscopia do quadril de pacientes com síndrome do impacto femoroacetabular”, foi apresentado para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção do titulo de doutor.

O médico realizou a pesquisa durante 4 anos no Hospital Madre Teresa, juntamente com o grupo de cirurgia do quadril do HMT e orientação da tese de doutorado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Percope de Andrade. A banca avaliadora foi composta pelo Prof. Doutor Henrique Berwanger de A. Cabrita (HC de São Paulo), Prof. Doutor Leandro Calil de Lazari (PUC Ribeirão Preto), Prof. Doutor Robinson Esteves Santos Pires (UFMG) e Prof. Doutor Tulio Vinícius de Oliveira Campos (UFMG).

O trabalho está agora em fase de publicação em revista cientifica internacional. “Registro meus agradecimentos, aos colegas ortopedistas do Hospital Madre Teresa, pela excelente relação médica; para os ex-residentes de Ortopedia do HMT, que muito me ajudaram em tudo. Sem dúvidas, o Hospital Madre Teresa é minha segunda casa, além de ser uma instituição que me enche de orgulho”, diz.