O Hospital Madre Teresa (HMT) celebra neste ano 40 anos de história. São quatro décadas como hospital geral de alta complexidade, desde que o Sanatório Marques Lisboa, tradicionalmente conhecido na capital mineira por cuidar da saúde de pessoas com diagnóstico de tuberculose, passou por um processo de mudança. Foi no ano de 1982, que a instituição se transformou em HOSPITAL MADRE TERESA, em homenagem ao trabalho desenvolvido pela Venerável Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI), congregação religiosa que mantém e administra o hospital.

Ao longo destes 40 anos, o HMT vem se consolidando como referência em tratamentos de alta complexidade em especialidades como cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia robótica, ortopedia, neurocirurgia e outras mais de 35 especialidades. O Hospital Madre Teresa está sempre na vanguarda em tecnologia e desenvolvimento de técnicas médicas, sendo destaque em congressos e seminários nacionais e internacionais.

HUMANIZAÇÃO E AMOR AO PRÓXIMO

A trajetória do Hospital Madre Teresa é marcada pelo ideal de amor e cuidado ao próximo com foco na prestação de assistência integral à saúde, levando em consideração não apenas os conhecimentos técnicos, mas também o cuidado humanizado e espiritual, com atuação, por exemplo, da Pastoral de Saúde e do Programa de Humanização.

INSTITUIÇÃO CERTIFICADA

Dentre os pontos marcantes na trajetória da instituição, estão também as suas inúmeras certificações. Entre os reconhecimentos estão a Acreditação Qmentum Global Alliance, conferida pela Accreditation Canada e pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), a Acreditação com Excelência ONA 3 e Certificação Internacional de Serviços de Enfermagem, ambas conferidas também pelo IQG. Além disso, o HMT possui diversas honrarias: o Prêmio Mineiro de Qualidade (2014) faixa Ouro, o Selo de Excelência da Unimed-BH, com nota máxima, por quatro anos consecutivos, e o prêmio destaque na Melhor Experiência do Cliente.

 CORPO CLÍNICO

O Hospital Madre Teresa possui um Corpo Clínico de excelência formado por mais de 500 médicos efetivos, focados na realização de procedimentos de alta complexidade e grande resolutividade. Esses médicos são responsáveis pelo atendimento em mais de trinta e cinco especialidades clínicas e cirúrgicas.

ESTRUTURA

A cada ano, a comunidade belorizontina assiste ao crescimento de um dos mais importantes hospitais da capital mineira. O HMT investe continuamente em tecnologia de ponta e ampliação de sua estrutura física.

Com um amplo complexo hospitalar, o Hospital Madre Teresa oferece aos pacientes estrutura para atendimentos ambulatoriais, atendimento 24 horas de urgência e emergência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, neurologia e ortopedia. Além da realização de cirurgias convencionais e robóticas, internações, procedimentos minimamente invasivos, exames laboratoriais e um tecnológico Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

INOVAÇÃO

Destacam-se nos últimos anos inúmeras aquisições tecnológicas que evidenciaram ainda mais o compromisso da instituição com sua infraestrutura e qualidade. Dentre elas, podemos citar a aquisição de uma sala híbrida para cirurgias cardiovasculares e endovasculares, do KINEVO 900 – sistema de visualização robótica para cirurgias neurológicas. Destaca-se também o investimento da instituição em uma nova sala de Hemodinâmica 3D com a tecnologia do Azurion 7, novos aparelhos de ressonância magnética e tomografia computadorizada e renovação do parque tecnológico do serviço de endoscopia e colonoscopia.

O Hospital Madre Teresa adquiriu ainda o 1º robô ortopédico Mako do Brasil – para cirurgias de joelho e quadril, o robô Da Vinci para procedimentos nas especialidades de cirurgia bariátrica, cabeça e pescoço, coloproctologia, cirurgia geral, ginecologia, torácica, urologia, dentre outras. Além de investimentos na criação de novos leitos e na modernização contínua da infraestrutura.