O Hospital Madre Teresa (HMT) adquiriu recentemente o Sara Plus – um equipamento ergonômico, utilizado na fisioterapia hospitalar, que auxilia o paciente a ficar de pé, além de beneficiar no treino de marcha, equilíbrio e nas atividades diárias. O HMT é o primeiro hospital do estado a contar com essa tecnologia.

“A aquisição do Sara Plus veio para agregar ainda mais a expertise da equipe, uma vez que proporciona melhora expressiva na marcha em pacientes submetidos a um vasto período de internação”, comenta a coordenadora do serviço, Raquel Bosco.

A indicação para o uso do equipamento acontece em casos diversificados como, pacientes advindos de cirurgias cardíacas e ortopédicas, por exemplo

Atuação

O serviço de Fisioterapia do Hospital Madre Teresa, composto por mais de 25 profissionais altamente capacitados e em constante atualização, atua de maneira multidisciplinar e estratégica na instituição sempre com o foco da melhora da mobilização dos pacientes.

Além do acompanhamento individual, o serviço possui ainda a sala de reabilitação, a qual conta com uma infraestrutura completa para a realização dos exercícios indispensáveis a boa recuperação e performance de cada paciente. “Nosso objetivo é acelerar o processo de alta, contribuindo para a redução do tempo de internação hospitalar. Para se ter uma ideia o paciente que está em repouso no leito perda de 10 a 15% da massa muscular por semana. Em 3 semanas a força muscular global pode diminuir em até 50%. O paciente fica muito debilitado”, explica a coordenadora.

Fisioterapia Hospitalar e sua importância

O profissional de fisioterapia hospitalar é indispensável para a melhora plena do paciente, isso porque o fisioterapeuta trabalha com foco na prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes que possuem dos menores aos mais complexos tipos de enfermidades, passando pelo pré-operatório, atuando na conscientização sobre a importância das técnicas respiratórias – muito importante no processo de melhora no pós-operatório e em quadros mais complexos, em que o paciente se encontra na UTI.

A coordenadora do serviço, Raquel Bosco, contou ainda sobre outro equipamento utilizado pela equipe: a eletroestimulação, onde a musculatura é estimulada por meio de eletrodos. A técnica é indicada àqueles pacientes que perderam o tônus muscular devido ao longo tempo de internação hospitalar.