Há quase 40 anos o Hospital Madre Teresa (HMT) trabalha para que os melhores tratamentos e tecnologias cheguem aos seus pacientes – a cirurgia robótica é uma delas. Neste ano, a instituição adquiriu o robô Da Vinci – inteligência utilizada em uma gama de procedimentos cirúrgicos, dentro de especialidades como: Cirurgia Bariátrica, Cabeça e Pescoço, Coloproctologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Torácica, Urologia, dentre outras.

A plataforma robótica é reconhecida mundialmente por sua eficácia e segurança, graças às tecnologias capazes de realizar procedimentos complexos com mais segurança e assertividade – visão 3D em alta definição que garante a equipe médica um olhar privilegiado da área cirúrgica, além dos instrumentos de alta precisão e impactantes tecnologias de reprodução de imagem.

Todo esse aparato, possibilita ao médico realizar, de forma menos invasiva e com menor número de incisões, cirurgias consideradas convencionais e complexas. Ou seja, a cirurgia com o Da Vinci representa para o paciente inúmeros ganhos como: pós-operatório mais tranquilo, menor chance de sangramento, menor tempo de internação, além de uma recuperação e cicatrização mais rápida e menos chances de complicações pós-operatórias.

“A chegada do Da Vinci representa mais um grande salto tecnológico da nossa instituição. Não temos dúvidas que a eficiência do robô será somada a expertise de nossas equipes que, há quase 40 anos, realizam, com maestria, inúmeros procedimentos altamente complexos. É uma grande conquista para todos nós”, comenta a Diretora Geral do Hospital Madre Teresa, Ir. Neusa Palhão.

O robô

O Da Vinci dispõe de três módulos, são eles: o console (painel de instrumentos) utilizado pelo cirurgião em posição principal, o suporte para câmera, os braços robóticos, que são comandados pelo médico, e ainda um equipamento para visualização de imagens em altíssima resolução.

Além da parte física, o Da Vinci, conta ainda com um complexo e completo sistema de proteção que dispõe de mecanismos que garantem ainda mais segurança ao paciente e a equipe médica. O Filtro de Tremor, por exemplo, faz com que movimentos indesejados e bruscos, realizados pelo cirurgião, não sejam reproduzidos pelo robô, garantindo maior precisão.

Outro grande diferencial está nos instrumentais de ponta do Da Vinci que possuem configuração pré-definida sobre o limite de força a ser utilizado em cada tecido. Essa configuração não pode ser alterada e não depende da força aplicada pelo cirurgião.

O sensor de presença também é ponto chave nessa tecnologia disponível no HMT. Isso porque o robô possui sensor que detecta a presença do médico em seu console, ou seja, sem o cirurgião posicionado, nenhum movimento acontecerá, impedindo que os instrumentos se mexam por acidente e sem que o médico os esteja visualizando.

De acordo com o urologista, Dr. Paulo Arantes, “a plataforma Da Vinci chega ao Hospital Madre Teresa para ser utilizada por um corpo clínico que já possui grande expertise em cirurgia robótica. Além da equipe cirúrgica altamente especializada, o suporte recebido pelas equipes de enfermagem, intensivistas e anestesia de alta capacidade técnica, faz com que os resultados a serem atingidos sejam os melhores possíveis. O Da Vinci vem realmente para complementar todo o serviço cirúrgico do Hospital Madre Teresa, chegando em tempo oportuno a uma equipe madura e experiente nas mais diversas especialidades”.

Confira as fotos da chegada do robô da Vinci no HMT