O objetivo é unificar a estrutura e fazer um percurso coberto oferecendo mais segurança e bem-estar a todos

O Hospital Madre Teresa (HMT) está sempre em busca de soluções estratégicas para melhorar a estrutura arquitetônica, construída em diversos períodos de sua história. Para a diretoria do HMT, o desafio de uma grande instituição como o hospital era resolver o trânsito de pedestres de forma mais segura e eficiente, unificando a estrutura hospitalar existente de forma humanizada e otimizada.

Diante disso, a diretoria comunica que iniciará em breve a obra de revitalização e cobertura do hall de entrada entre a Portaria 6 e a entrada da UTI 1.  O diretor administrativo do HMT, Marcos Vete conta que a cobertura contempla uma passarela em todo o trajeto e solucionará questões latentes e antigas de fluxo e segurança dos pedestres e de veículos. “A obra trará mais eficiência no atendimento de pacientes ao encurtar o tempo de deslocamento, promovendo melhor desempenho da equipe hospitalar, sem esquecer de resguardar funcionários, acompanhantes e pacientes”, explica.

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto, Cristina Mourão o resultado foi alcançado após diversas visitas e reuniões no Hospital para entender o funcionamento da instituição como um todo. “A nossa preocupação é com todas as pessoas que ali transitam diariamente e como se sentem diante das circunstâncias atuais da estrutura física. A partir daí foi feito um diagnóstico pontuando demandas, áreas críticas e possíveis mudanças na logística e nos fluxos”, diz.

A arquiteta conta que o estudo da nova estrutura foi aprovado pela diretoria da instituição e em breve será iniciada a fase de compatibilização do projeto com demais áreas envolvidas: equipe multidisciplinar para desenvolvimento do projeto de combate a incêndio, vigilância sanitária, cálculo estrutural e de conforto térmico. “A previsão de conclusão da obra é no final do primeiro semestre de 2022.

Confira o vídeo do projeto arquitetônico em 3D.