A cirurgia robótica é considerada a evolução dos procedimentos cirúrgicos, pois une precisão à exatidão.

Foi com o foco no bem-estar do paciente, resultados e em sempre disponibilizar as melhores soluções tecnológicas que o Hospital Madre Teresa – HMT adquiriu, neste mês, o primeiro robô Mako do Brasil – especialista em cirurgias ortopédicas. A tecnologia robótica vem crescendo no mundo e, especialmente no país, tem se tornado um novo aliado dos profissionais de saúde. 

“Nossa equipe já realizou com maestria milhares de artroplastias do joelho e quadril. Agora, alinharemos nossa expertise à tecnologia robótica do Mako – estamos prontos para dar início aos primeiros procedimentos. Seguimos com a caracteristica vanguardista ao adquirir o primeiro Mako do país”, explica o coordenador da ortopedia do HMT, Dr. Lúcio Honório.

Entenda – Tecnologia a favor do paciente

Com o Mako, cada procedimento cirúrgico é único. Isso porque o robô combina importantes componentes e dispõe de grandes diferenciais. Com ele é possível desenvolver um plano personalizado com base na anatomia própria de cada paciente antes de iniciar o procedimento.

A partir da inteligência robótica do Mako, o cirurgião pode ter acesso a um planejamento em tecnologia 3D, háptica (sensível ao tato) e também à análise de dados de cada paciente. Ou seja, antes do procedimento cirúrgico, o médico saberá exatamente todo o panorama específico relativo ao paciente que será operado em seguida e, sempre que necessário, ele poderá ajustar o plano de atuação durante todo o processo.

Durante o procedimento, o cirurgião orienta o braço robótico para a preparação da articulação que receberá a prótese para posicioná-la. Está aqui um dos grandes diferenciais do Mako – isso porque ele trabalha para que o osso saudável ao redor da articulação do joelho ou quadril permaneçam íntegros. Estudos mostram que a substituição parcial do joelho ou quadril assistida pelo braço robótico do Mako leva à maior precisão da posição do implante em comparação aos procedimentos convencionais.

“Sem dúvidas, estamos lidando com uma perfeita interação entre o cirurgião e o Mako. O nosso paciente irá experienciar o que há de mais moderno nas artroplastias de joelho e quadril. Em outros países o sucesso nos procedimentos alcançaram a marca de 100%”. Conosco, no Brasil, não será diferente”, comenta o coordenador.

Ganhos ao paciente

A cirurgia robótica é considerada a evolução dos procedimentos cirúrgicos, pois une precisão à exatidão. Essa realidade tem muito a oferecer aos potenciais pacientes que serão submetidos a essa modalidade. Menos dor e baixo consumo de analgésicos, menor necessidade de fisioterapia hospitalar, menos corte (maior preservação de tecidos moles e estrutura óssea), redução de tempo de internação e rápido retorno a vida cotidiana são somente alguns dos benefícios da cirurgia robótica.

De acordo com dados do American Academy of Orthopaedic Surgeons, espera-se que até 2030 as substituições totais do joelho nos Estados Unidos aumentem 189%. Já as artroplastias totais do quadril podem crescer até 171%. No Brasil, essa realidade não será diferente. Os especialistas já consideram as artroplastias do quadril, por exemplo, como o procedimento da década.

Ortopedia e Traumatologia do HMT

O Hospital Madre Teresa é o maior centro de ortopedia de Minas Gerais, com relevante expressão na área de artroscopia das diversas articulações e com a maior experiência em artroplastias em todo o estado. O serviço possui especialistas em todas as áreas de atuação da ortopedia direcionada ao adulto.