Os médicos da equipe de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa (HMT) realizaram, pela primeira vez em Minas Gerais, um transplante (aloenxerto) de Mecanismo Extensor – estrutura formada pelo tendão quadriciptal, patela e tendão patelar, responsáveis pelo movimento que possibilita flexionar e estender o joelho. O procedimento foi realizado em um paciente de 40 anos que, após sofrer uma queda e ser submetido a várias cirurgias, perdeu a capacidade total de movimento dessa articulação.

O procedimento foi possível devido a vasta experiência e pioneirismo da equipe e pelo fato do HMT ser uma das poucas instituições do estado a realizar transplantes advindos do banco de tecidos. A partir dele, é possível obter partes do aparelho músculo esquelético, fundamentais para a reconstrução de lesões complexas e graves, como foi neste caso. Os primeiros procedimentos foram realizados em 2016 e, desde então, aqueles mais complexos e que demandam maior cuidado têm sido realizados.

De acordo com os ortopedistas e especialistas em joelho, Dr. Luiz Fernando Soares e o Dr. Eduardo Frois que realizaram a técnica inédita em Minas, o pós-operatório foi favorável. “Geralmente, esse tipo de aloenxerto, é utilizado em lesões complexas, seja no joelho ou qualquer outro local que necessite. No caso do nosso paciente, que é mais jovem e perdeu o movimento advindo de um trauma, o transplante irá representar uma melhor qualidade de vida”, explicam.

Ortopedia e Traumatologia do HMT

Coordenada pelo Dr. Wilel de Almeida Benevides, a Ortopedia e Traumatologia do Hospital Madre Teresa é referência em Minas Gerais, com relevante expressão na área de artroscopia das diversas articulações e com vasta experiência em artroplastias em todo o estado. O serviço possui especialistas em todas as áreas de atuação da Ortopedia. Recentemente, a especialidade reafirmou o pioneirismo ao adquirir o primeiro robô Mako do Brasil, indicado para cirurgias de joelho e quadril. Já foram cerca de 150 cirurgias ortopédicas robóticas realizadas com sucesso em apenas seis meses.

Visite: ortopediahmt.com.br | saudedojoelho.com.br