O Tilt Test é exame complementar importante na investigação de desmaios

O Tilt Test ou Teste de Inclinação é um exame não invasivo utilizado na investigação de síncope (desmaios). Síncope é a perda transitória de consciência associada a queda ou não (pré – sincope) e de recuperação rápida e espontânea, precedida de sintomas ou sinais como sudorese, palidez e náuseas. O Tilt Test também é útil para esclarecer casos de quedas não presenciadas e relatos de tonteiras recorrentes em idosos.

A sincope do tipo vasovagal, muito comum em jovens e não associada a problemas cardíacos, é geralmente diagnosticada através do Tilt Test. Os fatores desencadeantes desse tipo de síncope estão ligados a mudança postural, manter-se de pé por tempo prolongado, exposição ao calor e ao estresse emocional. Apesar do bom prognóstico, inicialmente, a síncope já foi descrita como preditor de pior qualidade de vida. Porém, o fato do paciente entender o seu mecanismo e os sintomas que a precedem durante a execução do Tilt Test leva a melhora da qualidade de vida. Assim, o paciente pode adotar medidas que previnam a progressão dos sintomas que resultam na perda de consciência.

Como é realizado o Tilt Test
O exame possui duração em torno de 1 hora e contempla duas fases diferentes. Na primeira fase o paciente permanece deitado em uma maca específica para a realização do exame, com apoio para os pés e cintos de segurança. Após o registro de parâmetros basais (frequência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA), a mesa é inclinada a 70º. A monitorização contínua do eletrocardiograma e intermitente da PA é feita até o término do exame, acompanhando-se o relato de sintomas do paciente.

Caso não ocorram sintomas espontaneamente na 1ª etapa, segue-se a administração do medicamento para aumentar a sensibilidade do exame (fase de sensibilização farmacológica). Caso ocorram sintomas de queda de PA e/ou de FC associada a sintomas, a maca é imediatamente retornada à posição inicial (deitada) e o quadro é revertido imediatamente.

O HMT disponibiliza o Tilt Test no setor de Métodos Gráficos, sob supervisão da Dra. Cláudia Madeira e da Dra. Izabela Nascimento. Para agendar ligue: (31) 3339 – 8455.