Notícias
Hospital Madre Teresa sedia encontro da Federassantas

Na última segunda-feira, dia 4 de fevereiro, o Hospital Madre Teresa (HMT) sediou o segundo módulo do Programa de Atualização para Gestores de Saúde (PROAGS). O curso é promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas) e tem como objetivo atualizar, integrar e trocar experiências entre os profissionais dos hospitais e instituições filantrópicas parceiras.

A gestora de Negócios da Federassantas, Lourdes Paiva fez a abertura do evento e agradeceu ao HMT pela parceria. Em seguida a coordenadora da Qualidade do Hospital Madre Teresa, Waldirene Batista deu as boas-vindas aos presentes e desejou um dia produtivo a todos.

 
O módulo “Gestão de Processos e da Qualidade” foi ministrado pelo mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação, na área de Segurança do Paciente, Marcos Aurélio Seixas dos Reis. Durante a manhã, ele apresentou metodologias, ferramentas e técnicas da Gestão da Qualidade com demonstração da sua aplicação na melhoria de processos. Segundo ele, a implantação da Qualidade impacto no resultado final da instituição. Sejam eles assistenciais, financeiros e administrativos.

No período da tarde, os participantes puderam conferir na prática a importância da Gestão da Qualidade bem aplicada. A coordenadora da Farmácia, Pollyanna Costa de Oliveira e a coordenadora do Pronto Atendimento, Ana Carolina Metzker Viana apresentaram cases de gerenciamento de processos dos seus respectivos setores.

Aproveitando o encontro de diversos líderes da Saúde, foi apresentado pelo consultor da Biomériex, Henrique Chagas uma inovação implantada no Laboratório do HMT: o painel sindrômico com FilmArray - um sistema exclusivo que detecta em apenas uma hora os principais causadores de infecções em hemocultura, doenças gastrointestinais, respiratórias, entre outras. 

O evento foi um sucesso e reuniu cerca de 100 profissionais de 23 hospitais filiados, incluindo gestores e líderes do Hospital Madre Teresa.