Notícias
Hospital Madre Teresa promove simpósio de AVCI agudo
O evento foi gratuito e teve como público alvo médicos, acadêmicos e residentes de Medicina

O auditório do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP) do Hospital Madre Teresa (HMT) recebeu na noite do dia 16 de maio, cerca de 150 pessoas, dentre eles médicos, acadêmicos e residentes de Medicina para o “Simpósio de AVCi Agudo”.


 
O evento foi promovido pelo Hospital em parceria com o professor da UFMG, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e médico do corpo clínico do HMT, Dr. Fidel Castro Alves de Meira, com participação dos doutores Breno Franco, Júlio Domingues, Felipe Padovani, Daniel Vilela e Cláudia Camargos.

Durante o simpósio, os médicos apresentaram a clínica do AVC e abordaram temas relacionados a especialidade, dentre eles: trombólise química, trombectomia mecânica, manejo do AVC agudo na terapia intensiva e drogas antitrombóticas na fase aguda do AVC.
 
   

De acordo com Dr. Fidel a programação das palestras seguiu o fluxo de atendimento do paciente. “Começamos pela avaliação inicial com o neurologista, passamos para a avaliação da imagem com o radiologista. Em seguida, verificamos a possibilidade de trombólise química com o neurologista, depois averiguamos a probabilidade de trombectomia mecânica com o neurorradiologista, passamos pelos cuidados na terapia intensiva e finalizamos com o cuidado pós, evitando a recorrência”, explica.

Dr. Fidel comenta que pretende organizar mais simpósios como este. “A ideia é dar sequência nesses eventos mais curtos, abordando outros temas, promovendo a reciclagem e disseminando conhecimento”, diz.