Notícias
O Serviço de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória do HMT participa do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica com destaques e prêmio


O evento reuniu cirurgiões torácicos brasileiros e mais 17 cirurgiões referenciados por cinco sociedades, dentre elas Americana, Europeia e Latino-Americana

Médicos das equipes de Cirurgia Torácica e Endoscópica Respiratória, Pneumologia e Radiologia do Hospital Madre Teresa (HMT) conquistaram o prêmio de melhor trabalho científico do “XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) - TÓRAX 2019” -  maior evento da especialidade na América Latina, realizado no período de 15 a 18 de maio, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.

O coordenador da equipe de Cirurgia Torácica e Endoscópica Respiratória do HMT, Dr. Nilson Amaral, além de fazer parte do trabalho premiado, foi convidado pela SBCT para ser o presidente da comissão científica do congresso e para ministrar aula e curso hands on sobre criobiópsia pulmonar.


Dr. Nilson ministra aula de criobiópsia pulmonar ao lado do presidente da SBCT, Dr. Sérgio Tadeu Lima.

Segundo ele, um dos momentos mais especiais do evento foi a apresentação e premiação do trabalho realizado pelas equipes do Hospital Madre Teresa. “Somos o único serviço de saúde de Minas Gerais e um dos poucos do país a realizar esse procedimento”, conta.

O trabalho premiado foi apresentado pelo cirurgião torácico do HMT, Dr. Leonardo Brand que mostrou a avaliação de resposta ao tratamento do enfisema pulmonar, tratado com válvulas endobrônquicas na instituição, em parceria com os pneumologistas Dr. Marco Antônio Soares e a Dra. Thaís Mesquita e também da coordenadora da equipe de Radiologia da instituição, Dra. Cláudia Juliana de Rezende.


(da esquerda para a direira) Dr. Jorge Montessi, Agnaldo Eisenberg, Dra. Sara Salvatierra, Dr. Carlos Alberto Ribeiro, Dra Cláudia Juliana e Dra. Eliane Mancuzo.

Além de receber a premiação, médicos do Hospital Madre Teresa se destacaram em apresentações e cursos, como o Dr. André de Val, que coordenou o curso pré-congresso de Cirurgia da Parede Torácica e a Dra. Carla Maria
Silva e Alves que proferiu aulas sobre Endoscopia Respiratória Infantil, durante o curso de Endoscopia Respiratória. Já a Dra. Cláudia Juliana e o patologista Dr. Carlos Alberto Ribeiro participaram da sessão sobre Fibrose Intersticial Pulmonar.


Dra. Carla Maria proferiu aula sobre Endoscopia Respiratória Infantil.

Para o presidente do TÓRAX 2019, Dr. Guilherme de Carvalho Ribeiro a novidade deste congresso foi a realização do “Big Day”, um evento multi-sociedades envolvendo instituições da América do Sul, do Norte e Europa. Com a participação de congressistas de toda América Latina, palestrantes nacionais e internacionais.

 
Parte da equipe do Hospital Madre Teresa.

Dr. Nilson Amaral relata que o programa científico ficou engrandecido com o “Big Day”. “Foi um dia inteiro dedicado ao câncer de pulmão, entre outros temas, possibilitando a participação de especialidades como a Oncologia Torácica, Pneumologia e outras”, conta.