Notícias
Cardiologistas do HMT são destaque no 29º Congresso Mineiro de Cardiologia

Dr. Roberto Marino foi homenageado pela Sociedade Mineira de Cardiologia e a equipe conquistou prêmio

19/07/2019

Cardiologistas e residentes do Hospital Madre Teresa visitam o stand do HMT

Entre os dias 4 e 6 de julho foi realizado em Belo Horizonte, o 29º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC). O evento teve ampla participação das equipes de Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Eletrofisiologia, Hemodinâmica e Intervencionista do Hospital Madre Teresa (HMT). Durante os três dias de congresso, os médicos apresentaram palestras, aulas, pôsteres, participaram de mesas redondas e conferências que abordaram temas como “doenças cardiovasculares na mulher”, “cardiomiopatias”, “fibrilação atrial”, “doença de Chagas”, “insuficiência cardíaca” e outros. 
 
Stand do HMT ficou movimentado durante os três dias do evento

Assim como nos anos anteriores, o HMT se destacou e conquistou pelo segundo ano consecutivo a premiação Tema Livre com o trabalho “seguimento em médio prazo dos pacientes submetidos a ablação alcoólica na Miocardiopatia Hipertrófica Obstrutiva em um serviço terciário”, de autoria dos médicos Dra. Maria do Carmo Rodrigues, Dra. Kênnya Capanema, Dr. Thales Ferreira, Dr. Walter Rabelo, Dr. Marcos Marino, Dr. Roberto Marino e Dra. Bárbara Marino. 
 
Cardiologistas do HMT recebem prêmio das mãos do presidente do Congresso, Dr. Thiago da Rocha Rodrigues

De acordo com a apresentadora do trabalho, Dra. Maria do Carmo o procedimento é realizado na Hemodinâmica do Hospital e consiste em diminuir a hipertrofia do músculo cardíaco e com isso melhorar a obstrução para a passagem do sangue, proporcionando alívio dos sintomas. “Ele é realizado em pacientes com Miocardiopatia Hipertrófica – um dos tipos mais comuns de doença cardíaca de origem genética”, explica. 

Diretoria do Hospital Madre Teresa também marca presença no Congresso (1ª foto). 

Outro grande momento do Congresso, foi a homenagem realizada pela SMC ao diretor do Departamento de Cardiologia e da Unidade Coronariana do Hospital Madre Teresa, Dr. Roberto Luiz Marino. Na ocasião, a coordenadora da residência de Cardiologia e do COREME do HMT, Dra. Bárbara Marino, que também é filha do médico, prestou homenagem ao pai.
 
Dr. Roberto Marino recebe a placa de homenagem do presidente da SMC, Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda 

Ela contou toda a trajetória do Dr. Roberto, desde a sua graduação em 1972 até os dias atuais. A carreira dele se destaca na promoção da educação continuada, sendo o responsável pela formação de inúmeros cardiologistas espalhados pelo país, além da organização de simpósios, cursos e participação ativa, como convidado, em vários congressos nacionais. Dr. Roberto foi o responsável pela produção do primeiro Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia, no ano de 1989, em Juiz de Fora, quando foi o presidente.

Dr. Roberto Marino posa para foto com a Dra. Bárbara Marino e com o Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda 

Após a homenagem, Dr. Roberto Marino fez um discurso em agradecimento a SMC, aos seus colegas de trabalho, aos residentes e a sua família. Ele contou que desde muito jovem se inspira nos exemplos do médico William Osler que dizia: o segredo do sucesso é a constância. “Eu estou aqui por causa de vocês! Desde quando eu iniciei a minha vida profissional, percebi que não faria nada sozinho e sempre procurei sair da zona de conforto. Então eu me cerquei de pessoas boas. É isso que eu tenho feito ao longo da minha vida. Eu aprendo e ensino todos os dias”, disse.

O presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia e membro da equipe do Hospital Madre Teresa, Dr. Carlos Eduardo de Souza Miranda falou do sucesso da 29º edição do congresso. “Mais de 800 médicos de diversas cidades do estado participaram. Acredito que todo o conhecimento compartilhado, as inovações e renovações propostas nesses três dias irão aprimorar ainda mais a prática diária dos cardiologistas mineiros”, ressalta.

 
Ao final de cada dia foram sorteados no stand do HMT quatro livros, sendo dois “Desmistificando o Eletrocardiograma”, do Dr. Mitermayer Reis Brito e dois “Síndromes Coronarianas Aguda”, do Dr. Roberto Luiz Marino.