• Grupo de Apoio Terapêutico

Formação de grupos que proporcionam ao paciente um momento de elaboração de sua dor através da escuta.

  • Pacientes aniversariantes

Promoção do resgate da autoestima do paciente, através de ações na data do seu aniversário.

  • Realizando Sonhos

Realização de sonho de pacientes, proporcionando a recuperação de forma mais leve.

  • Dia do Piquenique

Projeto realizado pelo setor de Psicologia, com música e alegria, buscando amenizar o sofrimento dos pacientes e seus familiares.

  • Um dia de Cão

O projeto tem como objetivo implantar e desenvolver a Terapia Assistida por Animais para pacientes internados no Hospital Madre Teresa como parte do programa de humanização do atendimento a pacientes crônicos.

Pacientes crônicos internados no Hospital Madre Teresa que aceitarem a visita dos animais quando se tratar de terapia recreativa, após liberação por seu médico assistente ou pacientes cujos médicos solicitarem formalmente (em ofício próprio) o auxílio da TAA.

  • Visita do Amigo Pet

Quem não ama receber uma visita especial? O projeto “Visita do Amigo Pet” desenvolvido pela equipe de Psicologia da instituição consiste na permissão (por médicos, psicólogos e enfermeiros) do paciente em receber a visita do seu pet. É sempre muito emocionante e gratificante.

  • Projeto Conte Comigo

Criado em 2015, o projeto tem como objetivo proporcionar acolhimento ao colaborador por meio de apoio psicológico, escuta atenta e  atendimento individualizado às suas demandas. A proposta é gerar uma experiência de bem-estar cuidando de quem cuida.

  • Visitas aos pacientes

Conforme a solicitação do paciente e/ou da família, lhe será oferecido o conforto dos Sacramentos, Penitência, Eucaristia e Unção dos Enfermos ou um momento de espiritualidade com a palavra, de acordo com a necessidade. Os membros da equipe da Pastoral da Saúde, atuarão sempre em conformidade com o capelão do HMT, quanto ao direcionamento espiritual dos pacientes e familiares, e particularmente quanto ao exercício do ministério do Sacramento da Eucaristia. E também, atuarão sempre em conformidade com a equipe multiprofissional do HMT: médicos, enfermeiros (as), técnicos (as) de enfermagem e psicólogos (as), respeitando as restrições necessárias em cada setor e as condições do paciente. Além disso, será estimulado sempre o diálogo com estes profissionais, tendo em vista o cuidado da saúde integral do paciente.

  • Passeio eucarístico nos setores

Além do tríduo preparatório à Solenidade de Corpus Christi, semanalmente (preferencialmente quinta-feira), será realizado o passeio eucarístico pelos setores do Hospital Madre Teresa. Os setores são divididos previamente, de modo que ao longo do mês todos possam receber a visita de Jesus no Sacramento da Eucaristia e benção eucarística. Estes momentos são destinados a levar o conforto espiritual aos pacientes, sobretudo os mais fragilizados, familiares e acompanhantes que se encontram em situação de sofrimento. A benção do Santíssimo Sacramento também é destinada aos profissionais da Saúde e demais colaboradores que desejarem acompanhar e participar integralmente deste momento.

  • Direcionamento espiritual

Espaço de escuta e partilha para todos os colaboradores que desejarem conversar, compartilhar suas dificuldades ou aprofundar a sua fé através de um caminho de orientação espiritual, e/ou formação doutrinal.

  • Celebrações da Palavra e da Eucaristia:

Diariamente na capela Santa Teresinha, no horário de 13H, os colaboradores que desejarem poderão participar da Santa Missa, e nos dias em que a mesma não se realizar, poderão participar da adoração eucarística ou da Celebração da Palavra. Serão os momentos mais importantes de aprofundamento da fé, para os quais serão feitas as devidas divulgações e, formação com aprofundamento nos tempos litúrgicos mais fortes, por meio de tríduos celebrativos.

  • Formação de Leitores

Será oferecido aos colaboradores que desejarem participar como leitores das missas, uma formação de leitores, de modo que possam compreender melhor este serviço da igreja e aprofundarem o contato com a Palavra.

  • Catequese e preparação para os sacramentos

Todos os colaboradores que desejarem receber os sacramentos da iniciação cristã; Batismo, Eucaristia e Crisma, poderão receber a formação catequética, conforme sua condição e disponibilidade. Estes sacramentos serão ministrados em uma celebração na Capela Santa Teresinha, sob orientação do Capelão do Hospital Madre Teresa.

  • Momento de oração nos setores

Os diversos setores do hospital são visitados por um ou mais membros da equipe da Pastoral da Saúde, conforme uma escala previamente organizada. O colaborador tem a possibilidade de participar de um breve momento de reflexão da Palavra de Deus e cantos. Espaços de crescimento espiritual, preces, agradecimentos e entrega do trabalho, das relações entre os colaboradores e chefias, com aprofundamento em tempos fortes de liturgia: Páscoa e Natal.

  • Projeto Cuide-se

Auxílio na conscientização e controle do sobrepeso/obesidade e Hipertensão arterial, dos colaboradores do HMT.

  • Visita aberta

Na semana da criança, o HMT promove confraternização aos filhos de colaboradores, promovendo integração da família

  • Ginástica Laboral

Os colaboradores do HMT praticam habitualmente durante 15 minutos a ginástica laboral. O objetivo é promover a qualidade de vida no trabalho, evitar problemas de DORT – Dores Osteomusculares relacionadas ao trabalho, além de promover a sociabilização entre colaboradores, melhorar o desempenho e corrigir a postura.

  • Sala de Terapia Alternativa

Massagens e terapias alternativas, bem como a distribuição de chás medicinais aos colaboradores do hospital.

  • Plano Educacional de Alta

Realiza acompanhamento e treinamento do cuidador/familiar objetivando a desospitalização segura e humanizada; aumentando o nível de segurança e qualidade de vida dos pacientes bem como minimizando reincidência de internação.

 

*Alguns projetos estão suspensos devido ao período de pandemia.

Projetos de Humanização – Hospital Madre Teresa