O curso compreende o aperfeiçoamento prático, supervisionado pelo grupo de preceptores da equipe de fisioterapia do Hospital Madre Teresa, e pelo aperfeiçoamento teórico, por meio de aulas presenciais ministradas no Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP) no próprio hospital. A vivência prática acontece com a atuação do fisioterapeuta em diversos locais do ambiente hospitalar, principalmente nas unidades de terapia intensiva (clínica, cardiológica e pós-operatória) e nas unidades de internação. Ao final do curso, o aluno receberá o certificado de “Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Terapia Intensiva”.

OBJETIVOS

  • Formar profissionais competentes na avaliação e prescrição do tratamento fisioterapêutico do paciente hospitalizado, atuando na prevenção, tratamento e reabilitação, com ênfase na atuação em Terapia Intensiva; 
  • Formar o fisioterapeuta para atuar adequadamente na abordagem global do paciente crítico ou potencialmente crítico;
  • Capacitar o fisioterapeuta para integrar equipes através de discussões e protocolos multiprofissionais, conscientizando-o da importância do seu papel como integrante destas equipes, assim como da relevância de uma interação interdisciplinar na assistência global ao paciente;
  • Estimular o fisioterapeuta para o exercício contínuo de atividades de aperfeiçoamento científico, buscando a integração constante entre teoria e prática.

PÚBLICO ALVO

Graduados em fisioterapia.

DURAÇÃO DO CURSO

12 meses

COMO INGRESSAR

O processo seletivo é organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pelo Hospital Madre Teresa. A seleção ocorre duas vezes ao ano, nos meses de julho e dezembro, constando de duas etapas:

1ª ETAPA (classificatória):

  • Prova escrita com 30 questões.

2ª ETAPA (eliminatória):

  • Análise do Curriculum Vitae
  • Entrevista
  • Avaliação social prática.

Para receber mais informações, envie um e-mail para especializacao.fisio@hospitalmadreteresa.org.br

Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar