O que é?

Pesquisa Clínica, ensaio clínico ou estudo clínico são os termos utilizados para denominar um processo de investigação científica envolvendo seres humanos. Segundo a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency -EMEA), trata-se de qualquer investigação em seres humanos, com objetivo de descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto (s), e/ou, ainda, identificar suas reações adversas, visando a segurança com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia.

Quem somos

O Hospital Madre Teresa se destaca pela excelência e pioneirismo na saúde. Como parte disso, participa da condução de inúmeras pesquisas multicêntricas, multinacionais realizadas em conjunto e patrocinadas pela indústria farmacêutica. É nosso papel coordenar o recrutamento de pacientes e conduzir os ensaios clínicos na instituição. O nosso intuito principal é beneficiar nossos pacientes, facilitando o acesso a novos procedimentos e/ou medicamentos com potenciais benéficos à saúde.

Projetos de pesquisa

A Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) oferece infraestrutura física, organizacional e de recursos humanos para a condução de estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais em diversas especialidades. Além disso, contamos com pesquisadores experientes na condução de estudos fase II, III e IV, atentos às Boas Práticas Clínicas e outras diretrizes nacionais e internacionais estabelecidas para a prática em pesquisa.

Estudos em andamento

Selecione pelo status do recrutamento:

Recrutamento Encerrado
  • AEGIS-II: Estudo de fase 3, multicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo e de grupo paralelo para investigar a eficácia e segurança do CSL112 em pacientes com Síndrome Coronária Aguda

 

  • A DUE: Estudo clínico de Fase 3 prospectivo, multicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado por ativo, triplo-mascarado, de grupos paralelos, de grupos sequenciais, adaptativo, para comparar a eficácia e a segurança das monoterapias com macitentana e tadalafila à associação de dose fixa correspondente em participantes de pesquisa com hipertensão arterial pulmonar (HAP), seguidas de um período de tratamento aberto com terapia de associação de dose fixa com macitentana e tadalafila.

 

  • AEGEAN: Estudo de Fase III, Duplo-Cego, Controlado por Placebo, Multicêntrico, Internacional de Durvalumabe Neoadjuvante/Adjuvante para o Tratamento de Participantes da Pesquisa com Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células Ressecável de Estágios II e III.

 

  • SOTERIA: Um estudo aberto de acompanhamento de longo prazo, para avaliar os efeitos do sotatercept acrescentado à terapia de base para hipertensão arterial pulmonar (HAP) para tratamento de HAP.
Recrutamento Aberto
  • ROR-HP-301:  Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança do ralinepague quando adicionado ao padrão de tratamento da hipertensão arterial pulmonar (HAP) ou à terapia de base específica para HAP em participantes com HAP de grupo 1 segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

  • EMPACT MI: Estudo simplificado, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, de grupos paralelos, controlado por placebo e de superioridade para avaliar o efeito de empagliflozina na hospitalização e na mortalidade por insuficiência cardíaca em participantes com infarto agudo do miocárdio.

 

  • HYPERION: Um estudo de Fase 3, randomizado, duplo cego e controlado por placebo para avaliar o sotatercept quando adicionado à terapia de base para hipertensão arterial pulmonar (HAP) em pacientes recém-diagnosticados com HAP de risco intermediário e alto.

 

  • NEOMINDSET: Otimização Antitrombótica Através da Monoterapia sem AAS Versus Dupla-Terapia com AAS: Um Estudo de Redução Medicamentosa em Pacientes com Síndrome Coronária Aguda no Sistema Único de Saúde.
Estudos que serão iniciados em breve
  • ROR-PH-302: Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, de ralinepague para avaliar a segurança e os efeitos sobre a capacidade de exercício avaliada por teste de exercício cardiopulmonar em participantes com hipertensão pulmonar do grupo 1 segundo a Organização Mundial da Saúde que recentemente iniciaram terapia.

 

  • UNISUS: Estudo de Fase 3, prospectivo, multicêntrico, duplo-cego, duplo-mascarado, randomizado, controlado por ativo, de grupos paralelos, de grupos sequenciais, adaptativo, orientado por eventos, para comparar a eficácia, a segurança e a tolerabilidade de macitentana 75 mg versus macitentana 10 mg em participantes da pesquisa com hipertensão arterial pulmonar, seguido de um período de tratamento aberto com macitentana 75 mg”.

 

  • INS 1009-202: Um estudo multicêntrico de fase 2b, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a eficácia, segurança e farmacocinética da Treprostinila Palmitil em pó para inalação em participantes com hipertensão arterial pulmonar.

 

  • RESTORE: Estudo de fase 4 pRospectivo, multicêntrico, aberto e de grupo único dos Efeitos do Selexipague na remodelação do venTrículo direitO em hipertensão arterial pulmonar avaliada por REssonância magnética cardíaca.

 

Pesquisa Clínica