O Hospital Madre Teresa, um dos maiores centros de Ortopedia nacional, realizou a primeira cirurgia do país com o robô Mako, em setembro de 2021. E o ortopedista dr. Lincoln Paiva é médico brasileiro que mais realizou cirurgias robóticas de quadril, totalizando mais de 400 procedimentos no total!
Indicado para artroplastias (substituição articular por prótese) do joelho e quadril, o Mako é um grande aliado dos cirurgiões.
“Esse robô permite um planejamento cirúrgico em 3D para o posicionamento ideal da prótese, adaptado à anatomia do paciente. O braço robótico ajuda o médico a realizar cortes ósseos e a posicionar os componentes com uma margem de erro mínima, tornando a cirurgia mais previsível, com menor variação técnica. Ainda, a tecnologia permite preservar estrutura óssea e tecidos moles, reduzindo o trauma cirúrgico”, diz Dr. Lincoln Paiva, ortopedista com volume expressivo de cirurgias robóticas no Hospital Madre Teresa.
O médico explica que o Mako permite um alinhamento mais preciso, levando a um funcionamento mais natural da articulação. “Ainda, oferece um feedback ao cirurgião durante o procedimento, permitindo ajustes imediatos conforme necessário”, complementa.
Segundo dr. Lincoln, todos os cirurgiões de quadril e joelho da equipe de Ortopedia do Hospital Madre Teresa estão habilitados para realizar cirurgias com o uso do robô.