Projeto coordenado por otorrinolaringologista do HMT cuida da saúde física e mental dos pacientes e familiares

Em 2013, o otorrinolaringologista do Hospital Madre Teresa, Dr. Dário Antunes, criou, com auxílio das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (PMMI), a “Horta Terapia” no Santuário Bom Jesus de Matozinhos. Em razão da pandemia da Covid-19, algumas medidas sanitárias foram adotadas e, com isso, o projeto teve que ser suspenso. Porém, o sonho do Dr. Dário continuava vivo. Há dois anos, o médico alugou um espaço mais afastado (na estrada de Itabirito) e assim, a Horta Terapia virou “Sitio Terapia”.

Em suas consultas, além da análise clínica, o Dr. Dário presta um atendimento humanizado aos pacientes. “Atendo há mais de 30 anos. Durante esse tempo, pude perceber que as pessoas adoeciam por motivos distintos e, sempre por trás de uma doença, tinha fatores emocionais. Por isso, em meu consultório, desenvolvi uma conversa mais profunda com o paciente”, afirma.

“Por exemplo, uma pessoa não desenvolve sinusite por acaso. A bactéria vive no nariz desde que ela nasce, mas, em determinado momento de baixa imunidade, a bactéria se desenvolve. Pude perceber que essa baixa imunidade não aparece nos exames de sangue, check ups, nas radiografias ou tomografias mas, no contato com o paciente ao ouvir sua história”, conta.

Foi assim que, além de conversar, o médico resolveu materializar todas as orientações que eram passadas. “No sítio, temos a oportunidade de encontrar pacientes, amigos, familiares e conhecer novas pessoas. Plantamos, colhemos, levamos sementes e mudas e temos até um engenho de cana onde fazemos garapa, açúcar e rapadura. A ideia do Sítio Terapia é desacelerar, recuperar valores antigos, usar as mãos, os braços, a compaixão, a generosidade e a proximidade. É um trabalho simples que gera um bem na alma que nem conseguimos medir”, enfatiza.

Sítio Terapia

O projeto, sem fins lucrativos, acontece uma vez ao mês sempre aos domingos.

Próxima data de encontro: Sábado (3 de junho) –Festa Junina Sítio Terapia

Conheça e saiba mais sobre o projeto:

https://instagram.com/sitioterapia_itabirito?igshid=ZWQyN2ExYTkwZQ