O coordenador e chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Madre Teresa – HMT, Dr. Roberto Leal é um dos pioneiros da neurocirurgia da base do crânio no mundo. Além dos mais de 100 artigos publicados, o neurocirurgião também possui coautoria em diversos capítulos de livros e participação como coeditor de grandes obras.

O último deles foi no livro “Schmidek and Sweet operative neurosurgical techniques: indicações, métodos e resultados”. A obra tem sido uma referência indispensável para o treinamento e prática da neurocirurgia por quase 50 anos.

No capítulo “Surgical Management of Tumors of the Foramen Magnum” o médico discorreu sobre as particularidades do forame magno - grande abertura através do osso occipital localizada no centro do neurocrânio. 

Equipe

A equipe coordenada pelo Dr. Roberto Leal é referência nacional no tratamento de enfermidades tumorais e vasculares do sistema nervoso central e se destaca pela expertise e excelentes resultados obtidos.

Em 2020, o Departamento de Neurocirurgia ganhou três novas salas cirúrgicas com microscópios modernos, incluindo o Sistema de Visualização Robótica para as cirurgias neurológicas de crânio e de coluna, o KINEVO 900.  Todo o investimento, reafirma a visão do HMT em destacar-se pela excelência e pioneirismo na saúde.