O coordenador da Otorrinolaringologia do HMT, Dr. Ricardo Jacob de Macedo foi indicado para ocupar a cadeira de número 09 na Academia Mineira de Medicina.

Ao receber esse honorável cargo, o médico não carrega apenas o peso de sua própria trajetória, mas também a responsabilidade de contribuir para o enriquecimento do debate médico, impulsionando pesquisas e promovendo a troca de experiências entre os membros da academia.

A Academia Mineira de Medicina foi fundada em 1970 com objetivo de contribuir para o desenvolvimento e progresso da Medicina. O órgão é composto por 100 cadeiras, sendo ocupadas por profissionais com extremo rigor ético e científico – médicos reconhecidos por seu saber, importância e que possuem notória contribuição acadêmica, assistencial e de gestão.

Uma carreira de prestígio

Além de coordenador da especialidade no HMT, o médico também foi Presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia, é Membro do Conselho Consultivo da Fundação Otorrinolaringologia-USP e Membro Efetivo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico Facial. Também foi Presidente do 39º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em BH no ano de 2008.

A trajetória do Dr. Ricardo Jacob, é marcada por uma profunda dedicação à ciência e ao bem-estar dos pacientes. O reconhecimento e convite atestam não apenas sua competência clínica, mas também seu compromisso com a pesquisa e a educação médica.

“Me sinto lisonjeado com essa indicação. Ocupar uma cadeira na academia Mineira de Medicina confirma meu compromisso ético e humano com a medicina e, em especial, com minha especialidade. Como membro desta instituição respeitada, espero continuar compartilhando não somente o meu conhecimento, mas também contribuir com as novas gerações de médicos na busca pela excelência em todas as áreas da saúde”, comenta o médico.

Sobre a Otorrinolaringologia do HMT

Composta por uma equipe multidisciplinar, o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Madre Teresa dispõe de profissionais, sendo cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas e cirurgiões crânio–maxilo–facial.

A equipe atua desde a inauguração do hospital, sob a coordenação do Dr. Ricardo Jacob Macedo. O Centro Avançado de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial do Hospital Madre Teresa é referência para o tratamento das labirintopatias, assim como de diversas doenças do ouvido, nariz, faringe, laringe, pescoço, cirurgias crânio-maxilo-faciais, dentre outros.