No dia 15 de setembro, o diretor administrativo do Hospital Madre Teresa (HMT), Marcos Vete, participou como palestrante do “Seminário Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp): iniciativas práticas para a sustentabilidade na saúde”. O encontro foi promovido pela rede Mater Dei de Saúde, em parceria com a Anahp e reuniu profissionais de vários segmentos da saúde.

Na ocasião, o diretor administrativo do HMT, juntamente com o presidente do Hospital Albert Sabin, Célio Chagas, o gerente de serviços de atenção primária do H. Israelita Albert Einstein, Eduardo Segalla e o gerente de atenção primaria e cuidados complementares da Fundação São Francisco Xavier, Nicolas Carvalho, discutiram sobre o tema “O papel da atenção primária para a sustentabilidade do sistema de saúde”.

Marcos Vete falou do cenário atual, reforçando a importância da atenção primária como um modelo importante e sustentável para o sistema de saúde, na medida em que através deles é possível reduzir a utilização desnecessária de recursos; repetição de intervenções e, principalmente, mudar o foco da doença para saúde.

Ele apontou alguns desafios e compartilhou experiências concluindo que a saúde é uma construção social e cultural: produto da história, da política, da cultura, da ciência, educação e recursos de um país. E, portanto, promover as mudanças necessárias para a sustentabilidade desse sistema implica em um movimento sociocultural, representando um desafio empresarial e de gestão.

Segundo o diretor administrativo, nessa nova forma de pensar e promover a saúde, é imprescindível a cooperação e a disposição de todos em aprender uns com os outros.