Aconteceu na quarta-feira, 12 de julho, o evento Hipertensão Pulmonar na Prática Clínica. O encontro contou com a participação das Irmãs pequenas Missionárias de Maria Imaculada, médicos pneumologistas e de outras especialidades do HMT, e também de diversas partes do Brasil que vieram ao evento para conhecer de perto os protocolos praticados no Hospital Madre Teresa. Estiveram presentes, ainda, os representantes da indústria farmacêutica Bayer.

Para abrir o evento a Diretora Geral do HMT, Ir Neusa Palhão, ressaltou os pilares institucionais e parabenizou a iniciativa do evento, dada a importância e relevância do tema abordado.

Hipertensão Pulmonar

A hipertensão pulmonar é uma doença rara, porém com muito impacto na qualidade de vida dos pacientes acometidos. O sintoma principal é o cansaço aos esforços que pode causar severas limitações para as atividades do dia a dia. O tratamento requer a correta classificação do tipo de hipertensão pulmonar e, devido a necessidade de exames específicos e sua correta interpretação, a avaliação deve ser feita em centros de referência com experiência.

Muitos pacientes de hipertensão pulmonar podem ser tratados com cirurgia e, nesta situação específica, existe a possibilidade de cura da doença. O Hospital Madre Teresa é uma das poucas instituições do Brasil capacitada para a realização deste procedimento, o qual tem realizado de forma rotineira nos últimos anos.

Confira na íntegra as palestras do evento:

  • Tratamento HPTEC: Endarterectomia Pulmonar (EAP) – Dr. Rodrigo Bernardes
  • Angioplastia Pulmonar por Balão –  Dr. Marcelo Ivo
  • Imagem nas decisões terapêuticas –  Dr. Tulio Bernardino
  • Tratamento multimodal na HPTEC – Dr. André Queiroz
  • Estratificação de Risco e Tratamento HAP – TECP, TC6m, CF, BNP – Dra. Virgínia Guimarães
  • Discussão de Caso: EAP – Dr. Rodrigo Bernardes