O Hospital Madre Teresa (HMT), reconhecido pelas boas práticas, recebeu o “Destaque Valor Saúde Brasil” – prêmio dedicado às instituições que inspiram o ecossistema de saúde brasileiro, através de um case sobre a utilização da ferramenta DRG no incremento da segurança da assistência aos seus pacientes.
O vídeo de apresentação do case está disponível para acesso durante toda a Jornada Valor em Saúde Brasil 2022, que acontece nos meses de novembro e dezembro de 2022. O evento on-line e anual foi promovido pelo Grupo IAG Saúde e pela plataforma Valor Saúde Brasil (by DRG Brasil + Inteligência Artificial) inspirado na crença de que é possível alcançar a sustentabilidade realizando o propósito de todos àqueles que trabalham com saúde: entregar mais valor em saúde ao cidadão brasileiro.
A gerente médica do HMT, Dra. Flávia Bosco foi a responsável pela organização, inscrição e apresentação do case. De acordo com ela, a grande mudança que a ferramenta DRG Brasil trouxe para a gestão em saúde foi a qualificação das informações e da aferição de resultados, propiciando identificação mais assertiva das oportunidades de melhoria e priorização na implementação de ações e recursos.
Dra. Flávia reforça ainda que, a melhoria dos processos e resultados acontece quando toda a instituição caminha em uma mesma direção: “Essa conquista só foi possível porque todos se envolveram, começando pela alta liderança que acredita no método e sendo construída por cada profissional da instituição, entregue por cada mão que executa o cuidado”.
A Jornada Valor em Saúde Brasil deste ano conta com a participação de instituições e personalidades do setor da saúde que trouxeram 22 histórias inspiradoras e reais que estão melhorando exponencialmente seus resultados econômicos e assistenciais com o DRG.
SOBRE O DRG
O método DRG Brasil consiste em um sistema de dados que reúne informações de pacientes hospitalizados. Os pacientes são divididos de acordo com sua complexidade, o que permite comparar os resultados e fazer previsões para o futuro.
A metodologia é voltada para o seguinte triplo objetivo: melhoria da experiência do paciente, adequação/otimização dos custos e aumento da qualidade assistencial. Pela plataforma de governança clínica, os dados assistenciais e econômicos geram insights que aumentam a geração de valor no sistema de saúde.