A tecnologia permite alcançar com mais assertividade as lesões reveladas em exames de imagens.
O Hospital Madre Teresa – HMT adquiriu, recentemente, o EBUS. Trata-se de uma endoscopia respiratória associada ao ultrassom que diagnostica e estadia, de maneira minimamente invasiva e segura, o câncer de pulmão.
 
Para entender melhor essa tecnologia, convidamos o coordenador da equipe de Cirurgia Torácica e Endoscópica Respiratória do Hospital Madre Teresa, Dr. Nilson Amaral, para explicar um pouco mais sobre o equipamento.
 
O que é EBUS e para o que ele serve?

Dr. Nilson Amaral: O nome EBUS é uma sigla:  Ultrassonografia Endobrônquica. Trata-se de mais um avanço da endoscopia respiratória, que permite aos médicos alcançarem com mais assertividade as lesões reveladas em exames de imagens. Ou seja, é um procedimento utilizado para biopsiar alterações reveladas nas imagens tomográficas que necessitam de biópsias como, por exemplo, suspeitas de linfomas e sarcoidose. Também biopsiar linfonodos mediastinais relacionados a canceres de pulmão.

Como é realizado o EBUS?

NA: É uma técnica minimamente invasiva, onde uma cânula fina e flexível, equipada com um dispositivo de ultrassom (broncoscópio) é guiada pela boca e traqueia do paciente, orientando as punções para as biopsias recomendadas de maneira segura. No HMT o procedimento é realizado sob anestesia geral, máscara laríngea e indicação de internação no mesmo dia. A internação pode ser necessária dependendo do caso e condição clínica de cada paciente, nestes casos o HMT dispõe de toda a infraestrutura para que prossiga com a internação.

Como está a utilização do EBUS no meio médico?

NA: As suas indicações já são bem conhecidas e utilizadas universalmente. Por se tratar de equipamentos de ponta e tecnologicamente avançados, apenas algumas instituições no Brasil dispõem desse recurso. A equipe de cirurgiões torácicos do HMT –  integrados com as equipes de anestesia, pneumologia, radiologia, patologia, oncologia, enfermagem, fisioterapia, entre outros profissionais compõem a estrutura hospitalar com alto nível de excelência.

O que significa a chegada do EBUS ao HMT?

NA: Com essa nova aquisição o Hospital Madre Teresa e a especialidade de Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória completam um ciclo de modernização de equipamentos e serviços – somados à cirurgia robótica, à videomediastinoscopia/vamla e a colocação de válvulas endobrônquicas e a criobiópsias – que colocam o hospital entre os melhores do Brasil. A chegada do EBUS é mais um marco para a nossa especialidade. É imprescindível registrar os créditos e agradecimentos a todos no hospital por essa aquisição, em especial ao Dr. Frederico Tadeu, coordenador da pneumologia, que intermediou a aquisição desse equipamento. Nossos agradecimentos ao Dr. Leonardo Brand pela competência e esforço neste empreendimento, além dos profissionais da equipe Dra. Carla Maria, Dr. André de Val, Dr. Frederico Linz e o Dr. Eduardo Calsavara, profissional indispensável em nosso time por trazer e compartilhar todo o conhecimento adquirido nos treinamentos realizados nos USA e no Canadá. Nossos agradecimentos sobretudo à Diretoria do HMT pelo apoio e atenção com a equipe da cirurgia torácica em todos os momentos.

Inovação ao longo dos anos

O Hospital Madre Teresa foi a primeira instituição do estado de Minas Gerais a adquirir o equipamento Erbecryo, utilizado para a realização da criobiópsia. A técnica permite a obtenção de tecido pulmonar para o diagnóstico e tratamento de doenças broncopulmonares, incluindo câncer de pulmão, a partir do uso de alta tecnologia aliada a baixas temperaturas.
A criobiópsia se destaca pela dimensão e qualidade do tecido adquirido por meio de procedimento minimamente invasivo, com recuperação mais rápida, menores riscos de sangramento e alta hospitalar em um curto espaço de tempo se comparado às técnicas tradicionais.

Sobre a Cirurgia Torácica e Endoscópica Respiratória

Desde 1992 a equipe de Cirurgia Torácica e Endoscópica Respiratória do Hospital Madre Teresa é referência em atuação e realização de procedimentos complexos e inovadores. O know-how da equipe coordenada pelo Dr. Nilson Figueiredo Amaral está associado ao maior serviço de Pneumologia privada do estado, atrelado a Radiologia dedicada ao tórax, onde é possível realizar o rastreamento do câncer de pulmão. A equipe, formada por renomados especialistas em Cirurgia Torácica, realiza ainda procedimentos como: Lobectomia, Segmentectomia, Broncoscopia, Mediastinoscopia, colocação de válvulas endobrônquicas, dentre outros. Além disso, a equipe do HMT atua na proposta para a linha de cuidados ao paciente. Neste cenário, o paciente é 100% assistido e acompanhado, com agilidade, desde o início da suspeita diagnóstica até o tratamento definitivo da doença por uma equipe multidisciplinar completa.