O HMT é a primeira instituição do país a oferecer essa tecnologia.

O Hospital Madre Teresa (HMT) conquistou a marca de 200 cirurgias realizadas com o auxílio do primeiro robô ortopédico Mako do Brasil, sendo um marco na história da Ortopedia Brasileira.

Histórico

O HMT foi a primeira instituição do país a adquirir a tecnologia e realizou a primeira cirurgia em setembro de 2021. Nestes cinco meses, os pacientes do Hospital Madre Teresa vivenciaram e experimentam o que há de mais moderno nas artroplastias de joelho e quadril. Com o Mako cada procedimento é único. Isso porque o robô combina importantes componentes e dispõe de grandes diferenciais, possibilitando desenvolver um plano personalizado com base na anatomia própria de cada paciente antes de iniciar a cirurgia.

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA

Os benefícios da cirurgia robótica são inúmeros, dentre eles: menos dor, baixo consumo de analgésicos, menor necessidade de fisioterapia hospitalar, menos corte, redução do tempo de internação e rápido retorno a vida cotidiana.

Para o ortopedista do Hospital Madre Teresa, Dr. Lúcio Honório, chegar a marca de 100 pacientes operados com sucesso significa muito: “mais que números, são vidas que estão sendo transformadas”, comemora.

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA DO HMT

O Hospital Madre Teresa é um dos maiores centros de ortopedia do país, com relevante expressão na área de artroscopia das diversas articulações com experiência de quase 30 anos. Dr. Eduardo Frois conta que o HMT realiza cerca de 600 artroplastias de joelho e quadril por ano e atualmente a cirurgia robótica representa 18% da taxa total de cirurgias. O serviço possui especialistas em todas as áreas de atuação da ortopedia direcionada ao adulto.