Foi promovido no dia 10 de novembro, o Simpósio de Cardio-Oncologia do Hospital Madre Teresa (HMT). O evento contou com a participação de cardiologistas, oncologistas, médicos da clínica médica, além de residentes e especializandos dessas áreas.

O objetivo do encontro foi de apresentar e disseminar o conhecimento acerca da Cardiologia e suas particularidades atreladas aos procedimentos oncológicos.

O Simpósio reuniu grandes nomes da Cardiologia do HMT como: Dr. Alexandre Henrique Cobucci Santana, Dra. Cláudia Madeira Miranda, Dr. Flávio Luiz De Aguiar Martins, Dr. José Fernando Portugal Horta e Dr. Carlos Eduardo De Souza Miranda.

“Esse simpósio foi de extrema relevância, uma vez que tratou de assuntos que abarcam os tratamentos, protocolos, novidades e nuances desse campo da Cardiologia, possibilitando o manejo adequado das doenças cardiovasculares em pacientes com diagnóstico atual ou pregresso de câncer”, comenta o Dr. Flávio Luiz.

O que é Cardio-Oncologia?

Cardio-oncologia é o campo da ciência voltado para o diagnóstico precoce e o manejo adequado das doenças cardiovasculares em pacientes com diagnóstico atual ou pregresso de câncer. A cardio-oncologia ocupa-se ainda da análise do risco cardiovascular frente ao diagnóstico oncológico, além das necessidades do paciente antes, durante e após o tratamento.                               

Fonte: diretriz brasileira de cardio-oncologia, Hajjar et al, 2020.