O Hospital Madre Teresa (HMT) realizou no dia 12 de julho, em parceria com a NefroAcademy, o 1º Workshop sobre Doenças Raras. O evento reuniu mais de 70 profissionais, entre membros da equipe de Nefrologia do HMT, além de especialistas de diversas especialidades.

Na abertura, a Diretora Geral do Hospital Madre Teresa, Irmã Neusa Palhão, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento e do tema abordado. Em seguida, o médico do Serviço de Nefrologia da HMT, Dr. Denio Braga, apresentou a dinâmica do serviço na Instituição e também falou sobre a qualidade da parceria com a Nefroclínicas, que presta apoio ao HMT no tratamento dos pacientes nefrológicos internados no Hospital.

Logo após a sequência de falas da Diretoria do HMT e da Rede Madre, o Médico nefrologista e Diretor de Ensino e Pesquisa do Grupo Nefroclínicas, Dr. José Neto, agradeceu a presença de todos os especialistas presentes neste primeiro workshop e abriu para a rodada de palestras.

O simpósio que teve como foco as Doenças Raras, abordou as formas de reconhecimento dessas patologias, a aplicação da multidisciplinariedade nesses casos, tratamentos, casos clínicos, diagnósticos e seus desafios dentre outras abordagens.

Confira na íntegra as palestras abordadas:

  • Doenças Raras: Como reconhecê-las?
  • Aplicando a Teoria na Prática: Multidisciplinaridade em Doenças Raras
  • Casos Clínicos em MAT: Desafios no Diagnóstico e Tratamento

Sobre a Nefrologia do HMT

A equipe de Nefrologia é coordenada pelo Dr. Felippe Gonçalves Declie Fagioli e existe desde 1994 no Hospital Madre Teresa. A especialidade é responsável pelo diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. Em pacientes internados, a equipe é responsável por realizar os procedimentos de Hemodiálise, Diálise Peritonial e Plasmaférese.