Na manhã de 18 de maio, o Hospital Madre Teresa (HMT) recebeu os avaliadores do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), da empresa farmacêutica Sanofi e da Safety Zone. A visita teve o objetivo avaliar e reconhecer as boas práticas que são adotadas pelo HMT para a prevenção do Tromboembolismo Venoso (TEV).

Na ocasião, os presentes puderam conhecer todos os membros do Time da TEV do HMT, o papel desempenhado por cada um, além de acompanhar os processos, protocolos e métodos desenvolvidos na instituição.

“O Time TEV representa o cuidado da instituição em oferecer um serviço seguro e de qualidade aos clientes/pacientes”, comenta a Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Natalia Marques.

O Hospital Madre Teresa foi aprovado com louvor em todo os aspectos e parâmetros, destacando a sua multidisciplinariedade. “Ficamos imensamente felizes com mais esse reconhecimento. Temos a certeza de que estamos no caminho certo. Parabéns a todos! ”, comemora a Diretora Geral do HMT, Ir. Neusa Palhão.

Cuidado em primeiro lugar

Em 2022, o Hospital se inseriu no programa de certificação do TEV no IBSP. Desde então, o HMT revisou protocolos, estruturou um time de prevenção do TEV e trabalhou variadas ações e iniciativas com objetivo de fomentar essa prática na instituição.

“Já temos um protocolo implementado há mais de 10 anos na instituição. Porém, após a inscrição no IBSP, houve um movimento de fortalecimento da cultura com a adoção de novas práticas além de ajustes em processos e procedimentos”, afirma a coordenadora da Qualidade do HMT, Waldirene Batista.