Uma evolução na monitorização ECG prolongada, o Looper ou monitor de eventos, proporciona um diferencial no diagnóstico de arritmias.  Este avanço tecnológico, agora disponível no Hospital Madre Teresa (HMT) possibilita aos médicos um adicional ao tradicional e já conhecido holter  de 24h. Acrescenta maior número de dias de monitorização  e, ao paciente, o conforto de  menos eletrodos utilizados além de manter sua rotina de atividades.

Vale lembrar que a monitorização cardíaca é fundamental para o adequado diagnóstico e tratamento de arritmias de risco, além de sua estratificação  em determinadas cardiopatias.


Entenda

O registro dos sintomas relacionados às diversas arritmias (palpitações,  sincope ou pré síncope) podem não ter sido detectados por outros métodos não invasivos como o ECG e o Holter 24h. Nesses casos, o Looper pode ser útil, já que a gravação do eletrocardiograma (ECG) pode ser prolongada até 30 dias de acordo com a necessidade definida pelo médico solicitante, a partir do perfil clínico dos pacientes.


Durante o uso do Looper são utilizados menor número de eletrodos, o paciente pode tomar banho normalmente e realizar a troca dos eletrodos diariamente em sua casa. A gravação dos traçados de ECG é enviada em tempo real para a nossa central de análise. Essa gravação segue a programação do sistema:  automaticamente a cada 60 minutos; de acordo com a características do ECG registrado (se acima ou abaixo de determinada frequência cardíaca ou na presença de pausas); ou a partir do acionamento do botão de eventos do gravador, caso o paciente apresente sintomas durante a gravação. Neste último caso, são gravados traçados adicionais de 30 segundos antes e após o botão ter sido acionado, favorecendo o esclarecimento dos sintomas.


A partir disso, os dados de ECG são registrados na central de análise, o médico especialista em arritmias cardíacas emite um relatório com o registro das arritmias associadas ou não a sintomas, informando sobre alterações que possam contribuir para o tratamento adequado e/ ou estratificação dos casos clínicos.


O Serviço de Métodos Gráficos do Hospital Madre Teresa, coordenado pela Dra. Cláudia Madeira, cardiologista pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) e especialista em arritmias cardíacas pela SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas) e responsável pelos laudos de Looper comenta:  “nossa missão é tornar o monitoramento cardíaco acessível e conveniente para todos. Com o uso do Looper estamos otimizando o tratamento da saúde cardiovascular do paciente”.

Para agendar ligue: (31) 3339 – 8455