O médico foi o único neurocirurgião convidado para o congresso

O neurocirurgião do Hospital Madre Teresa (HMT), Dr. Gustavo Cardoso de Andrade, palestrou entre os dias 25 e 27 de agosto no XI Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais – GerMinas que, neste ano, teve como tema central: “Inovação e Tradição”.

No evento o médico abordou sobre a técnica: vertebroplastia, indicada para o tratamento da fratura na coluna vertebral advinda de osteoporose.

A vertebroplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo estabilizar as fraturas na coluna vertebral. Durante o procedimento, o cimento ósseo é injetado no interior das vértebras que estão fraturadas em função da osteoporose.

De acordo com o médico, o procedimento é seguro e apresenta ganhos exponenciais na qualidade de vida do paciente. “A técnica é minimamente invasiva e o paciente fica menos de 24 horas no hospital, já sem dor”, explica.

Equipe

A equipe coordenada pelo Dr. Roberto Leal é referência nacional no tratamento de enfermidades tumorais e vasculares do sistema nervoso central e se destaca pela expertise e excelentes resultados obtidos.

Em 2020, o Departamento de Neurocirurgia ganhou três novas salas cirúrgicas com microscópios modernos, incluindo o Sistema de Visualização Robótica para as cirurgias neurológicas de crânio e de coluna, o KINEVO 900.  Todo o investimento, reafirma a visão do HMT em destacar-se pela excelência e pioneirismo na saúde.