O projeto de humanização “Um dia de Cão” retornou com sucesso (e muita alegria) as atividades no dia 06 de agosto. O objetivo da iniciativa que acontece desde 2015 é proporcionar aos pacientes do HMT um momento de relaxamento e descontração, para “fugir” da rotina de internação.

Durante aproximadamente 2 horas, os pacientes previamente selecionados pela equipe de Enfermagem e seus acompanhantes, tiveram a oportunidade de interagir e brincar com os amigos de quatro patas. O retorno contou com a participação de 6 voluntários e 3 cães que fizeram a alegria dos presentes.

Para o senhor Vander L. que está internado na instituição há 14 dias, o momento foi de acalanto e alegria, “ Achei a iniciativa interessante, por proporcionar a interação entre paciente e animal. Gosto muito de cachorros, tenho 4. Esse momento ajuda a aliviar e a distrair durante o período de internação”, comenta.

O projeto

O projeto “Um dia de Cão” foi idealizado pela coordenadora do serviço de Medicina Nuclear do Hospital Madre Teresa, Dra. Viviane Marino, em 2015 e desde então auxilia os pacientes no processo de recuperação.

“É lindo ver e viver momentos emocionantes como esse. Estamos retornando aos poucos e, com muita segurança, com os projetos de humanização da nossa instituição. A visita dos cães traz alegria e serenidade em meio as internações de nossos pacientes. É um momento único. ”, comenta a coordenadora da Pastoral da Saúde do HMT, Ir. Regina Leite.