Após a inauguração do novo espaço destinado a Oncologia do Hospital Madre Teresa (HMT), foi a vez das operadoras de saúde conhecerem de perto, toda a estrutura de ponta destinada ao serviço.

Por isso, na última terça-feira, 24 de maio, o HMT recebeu representantes de diversas operadoras para um café especial e uma palestra específica sobre a especialidade, corpo clínico e logística.

 “Sem dúvidas, esse momento foi fundamental para que as operadoras pudessem conhecer e entender um pouco mais sobre esse trabalho e seus bastidores. O momento propiciou uma grande troca de informações. Estamos no caminho certo”, explicou o médico oncologista e coordenador da equipe, Dr. Daniel de Castro Monteiro.

Além dos representantes, estavam presentes para o momento a diretoria do Hospital Madre Teresa, médicos do corpo clínico e colaboradores de diversos setores.

Sobre a Oncologia

O novo espaço da Oncologia dispõe de infraestrutura de ponta e contará com a expertise de médicos oncologistas e hematologistas que atenderão a todos os tipos de câncer. A equipe será responsável por realizar procedimentos como: Quimioterapia, Hormonioterapia, Terapia Alvo e Imunoterapia, dentre outros.

“Ter um espaço voltado a Oncologia dentro do Hospital é fundamental para a manutenção da qualidade da linha de cuidados voltada ao paciente”, completa o coordenador.

Panorama

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar entre 2020 a 2022, cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano. A estimativa mostra que o câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente, sendo 177 mil novos casos por ano. Em seguida, observa-se o câncer de mama próstata, com 66 mil casos cada; o de cólon e reto, com 41 mil casos; o de traqueia, brônquio e pulmão, com 30 mil casos e, estômago, com 21 mil.