Dr. José Fernando, Dr. Érison Costa, Dr. Pedro Rousseff, Dr. Walter Rabelo, Dr. Roberto Marino, Dra. Bárbara Marino, Dr. Moacyr Generoso, Dr. Sérgio Lages.

O serviço de Cardiologia Clínica do Hospital Madre Teresa (HMT) atua no cuidado e assistência aos pacientes internados na instituição. A equipe é composta por oito cardiologistas experientes, sendo todos especialistas no atendimento a diversas situações clínicas e cirúrgicas da especialidade.

De acordo com a cardiologista do HMT, Dra. Bárbara Marino, o trabalho do time está integrado ao organograma multidisciplinar da instituição e com as diversas áreas de atuação, como métodos diagnósticos e terapêuticos não invasivos e invasivos  gráficos (eletrocardiografia, ergometria, holter, teste de inclinação), ecocardiografia, tomografia, ressonância do coração e vasos, Hemodinâmica, Cardiologia Intervencionista, Eletrofisiologia e Cirurgia Cardiovascular; o que proporciona uma assistência com elevado grau de segurança e resolutividade.

Além disso, a Cardiologia Clínica trabalha de maneira multidisciplinar na discussão de casos clínicos.  “As ocorrências mais complexas são discutidas entre a equipe. Sempre nos reunimos para traçar as melhores estratégias e o melhor tratamento para os nossos pacientes”, explica a Dra. Barbara Marino.

Expertise

O serviço desempenhado pelos cardiologistas é considerado de alta complexidade. Isso, porque chega aos cuidados do grupo, pacientes graves, cardiopatas, também aqueles que vieram de pré-operatório e pós-operatório de troca valvar, seja relacionado a implante percutâneo transcateter de válvula aórtica (TAVI) ou de cirurgia convencional.

Ensino e Pesquisa

Além do trabalho assistencial, os preceptores da equipe dedicam-se a coordenação da pós-graduação de Cardiologia, com programas de residência/especialização médica credenciados pelo MEC e PUC Minas, respectivamente, com importante reconhecimento regional e nacional.

A Dra. Bárbara conta que o serviço desenvolve pesquisas clínicas em parcerias com renomadas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, como o Instituto do Coração (Incor), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital Israelita Albert Einstein e universidades norte-americanas como a Harvard e a Duke.