Não faltam motivos de comemoração para a equipe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Endovascular do Hospital Madre Teresa (HMT) que completa 36 anos de atuação. A equipe é reconhecida pela sociedade médica e pacientes pelo pioneirismo e excelência em casos cirúrgicos bem-sucedidos.

Durante esse tempo, a equipe coordenada pelo renomado, Dr. Rodrigo de Castro Bernardes, e titulada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), já realizou 40 mil cirurgias é uma das mais experientes do país e amplamente reconhecida por sua expertise na realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade e pioneirismo em diversos procedimentos.

O serviço de Cirurgia Cardiovascular do HMT é marcado por uma trajetória de sucesso e dedicação, sempre buscando oferecer o melhor aos pacientes. A especialidade coleciona diversos destaques históricos. Abaixo, relembramos alguns:

Prêmio Nacional de Cirurgia Cardíaca

O prêmio reconheceu o Dr. Rodrigo Bernardes pelo desenvolvimento do anel intraluminal – técnica que permite a anastomose sem sutura em qualquer região da aorta. O cirurgião foi o mais jovem médico a ganhar esse importante prêmio, sendo um dos primeiros no mundo a realizar essa técnica.

TAVI – implante de prótese de válvula aórtica transcateter

A equipe é responsável por inúmeros procedimentos inovadores e pioneiros.  Dentre eles, está a TAVI – implante de prótese de válvula aórtica transcateter – procedimento realizado por meio de um cateter, onde a valva aórtica doente é substituída por uma nova de maneira menos invasiva do que a cirurgia convencional.

Sala Híbrida

A equipe de cirurgia Cardiovascular e Endovascular ainda se destaca por ter realizado o maior número de cirurgias de Aorta por via Endovascular do Hospital Madre Teresa e de toda América Latina – já são mais de 4000 mil procedimentos realizados por um único serviço. Esse número reflete a expertise da equipe inclusive, em âmbito internacional.

As cirurgias desempenhadas na Sala Hibrida, uma das primeiras na America Latina, contam com as modernas técnicas em todos os segmentos da aorta, utilizando técnicas de última geração, que permitem a fusão das imagens de angiotomografia, radiologia e ecocardiografia durante o procedimento.

A tecnologia dispõe ainda de um sofisticado software que pode aumentar a versatilidade clínica, permitindo o planejamento, orientação e avaliação de procedimentos cada vez mais sofisticados com maior precisão e eficiência.

Da esquerda para a direita: Dr. Rodrigo de Castro Bernardes, Dr. Fernando Antônio Roquette Reis Filho, Dr. Luiz Cláudio Moreira Lima, Dr. Ernesto Lentz da Silveira Monteiro e Dr. Marcelo Braga Ivo