A Equipe de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HMT é referência em Minas Gerais

Nos dias 02 a 04 de agosto de 2023 o Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HMT, coordenado pelo Dr. Marcos Marino, bem como o enfermeiro do serviço, Bruno Xavier, participaram do Congresso promovido pela Sociedade Latino Americana de Cardiologia Intervencionista (SOLACI) e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). O evento aconteceu no Rio de Janeiro.

Foram 3 dias de imersão nas principais pautas ligadas as inovações de tratamentos e técnicas da hemodinâmica. O evento que recebeu entre médicos hemodinamicistas, cardiologistas, residentes, acadêmicos, médicos de outras especialidades, enfermeiros e demais profissionais de saúde, contou com um abrangente programa científico e também com a participação de importantes representantes da Cardiologia Intervencionista Latino-Americana, além de renomados convidados internacionais.

Durante o evento, foram realizadas demonstrações didáticas, por meio de transmissão de casos ao vivo a partir de centros de excelência nacionais e internacionais, além de salas com simuladores de intervenções em doenças coronárias, cardiopatias estruturais e cardiopatias congênitas.

Os participantes puderam usufruir de uma estrutura impecável que dispôs de salas para treinamento virtual de casos, palestras e aulas, sessões de consultas com proctors, dentre outros.

Mais uma vez, o Hospital Madre Teresa se destacou pela qualidade e expertise na apresentação dos temas.

O coordenador do serviço no Hospital Madre Teresa, Dr. Marcos Marino apresentou durante o trabalho: “Experiência inicial com nova válvula aórtica transcateter com design de célula aberta e liberação em etapas para anatomias desafiadoras em um país em desenvolvimento. ” Trata-se de abstracts relacionados aos registros de TAVI realizados no HMT a partir do uso da válvula Acurate Neo 2. O coordenador também atuou como moderador na discussão de alguns casos apresentados no evento.

O trabalho apresentado contou com a participação dos médicos do HMT, Roberto Luiz Marino, Bárbara Campos De Abreu Marino, Walter Rabelo, Hugo Mariano De Azevedo Frota, Jéssica De Paula, Evandro Vitor Andrade, Luis Eduardo Diniz Couto, Alexandre Jackson Von Sperling De Vasconcelos, Fernando Antonio Roquette Reis Filho, Rodrigo De Castro Bernardes, Bruno Ramos Nascimento.

“Trouxemos para o encontro os excelentes resultados obtidos em nosso serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Sem dúvidas, os temas discutidos são pertinentes e de extrema importância para o avanço da especialidade no Brasil e no mundo. ”, comenta o coordenador da especialidade no HMT.

O enfermeiro da Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HMT, Bruno Xavier, também foi presença marcante no evento. Bruno apresentou um Relato de Caso “Abração septal: o papel do enfermeiro no cuidado ao paciente, da programação do procedimento à assistência segura na Hemodinâmica”. O trabalho apresentado pelo enfermeiro foi premiado como o melhor entre os apresentados no evento.

O enfermeiro Bruno ainda participou como palestrante debatedor da mesa “TAVI, da teoria a prática”.

Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HMT

O Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Madre Teresa, coordenado pelo Dr. Marcos Marino, é formado por renomados cardiologistas intervencionistas, eletrofisiologistas e neuroradiologistas. O serviço iniciou suas atividades na década de 90 e, desde então, tem alcançado expressivo progresso no tratamento endovascular de diversas cardiopatias e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A especialidade é responsável por realizar diversos procedimentos, tais como: cateterismos cardíacos, infarto agudo do miocárdio, angioplastias coronarianas, carotídeas e de ramo intracraniano, estudos eletrofisiológicos, implante de stents cardíaco e intracraniano, angiografias, embolizações, trombectomia. Nesse contexto, é possível destacar o implante de prótese valvar aórtica (TAVI), procedimento pelo qual o Hospital é pioneiro no estado de Minas Gerais e referência nacional com seu Heart Team.  Em 2020, o Hospital Madre Teresa inaugurou a nova sala de Hemodinâmica. O espaço conta com tecnologia de ponta do equipamento Azurion 7 e do avançado software Clarity. A tecnologia permite realizar os procedimentos intervencionistas com mais precisão e agilidade, além de promover a diminuição no tempo do exame em até 20%, reduzir a dose de radiação e contraste em até 85%, tanto para paciente quanto para a equipe.