O serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Madre Teresa (HMT), promoveu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro um curso em Otoneurologia – área que avalia vertigens e transtornos de equilíbrio. O evento, que foi ministrado pelas otorrinolaringologistas e otoneurologistas, Dra. Cláudia Marques e Dra. Fernanda Vidigal, contou com a participação de médicos e residentes da otorrino e neurologia. Estavam presentes também o Dr. Ricardo Jacob (coordenador do serviço de Otorrinolaringologia do HMT) juntamente com a Dra. Miriam Cabral.

Nos dois dias de curso, os participantes puderam aprimorar ainda mais o conhecimento sobre o assunto, que abordou desde os aspectos fisiológicos do sistema labiríntico e sua integração com o sistema nervoso central – cerebelo, tronco cerebral, onde é processado o equilíbrio, até as principais síndromes que causam vertigem.

Além da parte teórica, os participantes também realizaram as práticas nos equipamentos de ponta utilizados pela equipe de Otorrino do HMT como, por exemplo, Videonistagmografia, Video Head Impulse Test (VHIT) – equipamentos que somente o Hospital Madre Teresa possui, aqui em Belo Horizonte.

“O evento foi um sucesso e já temos uma vasta lista de espera para o próximo. Aprimorar os conhecimentos acerca da Otoneurologia é de extrema importância, uma vez que essa especialidade é primordial para a identificação do tipo de distúrbio vestibular que o paciente tem e, desta forma, indicar e iniciar o tratamento mais adequado para cada caso. Infelizmente, muitas doenças são confundidas por terem sintomas semelhantes.”, comenta a Dra. Claudia Marques.

Sobre a Otorrinolaringologia do HMT

Composta por uma equipe multidisciplinar, o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Madre Teresa dispõe de profissionais, sendo cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas e cirurgiões crânio – maxilo – facial. A equipe atua desde a inauguração do hospital, sob a coordenação do Dr. Ricardo Jacob Macedo. O Centro Avançado de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial do Hospital Madre Teresa é referência para o tratamento das labirintopatias, assim como de diversas doenças do ouvido, nariz, faringe, laringe, pescoço, cirurgias Crânio- maxilo-faciais, dentre outros.