A prótese do paciente havia sido implantada há cerca de 5 anos em outra instituição.

O Heart Team dos serviços de Cardiologia, Hemodinâmica – Cardiologia Intervencionista e Cirurgia cardiovascular do Hospital Madre Teresa (HMT), realizou na última quarta-feira, 05 de outubro, um procedimento conhecido como Tavi-in-Tavi. Trata-se de uma técnica que consiste em implantar valvas aórticas transcateter (TAVI) dentro de outra TAVI. Esse pode ter sido o primeiro procedimento deste tipo realizado no Estado.

De acordo com o coordenador do serviço, Dr. Marcos Marino, a realização desse procedimento é considerado raro e reforça a expertise da equipe. “O resultado positivo foi imediato. Corrigimos a ruptura do implante – chamada de insuficiência aórtica aguda e o paciente está evoluindo muito bem”, explica.

O que é TAVI?

A TAVI é um procedimento minimamente invasivo realizado através de um cateter que permite a substituição da valva aórtica doente, regulando a passagem do sangue do coração.

Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HMT

O Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Madre Teresa, coordenado pelo Dr. Marcos Marino, é formado por renomados cardiologistas intervencionistas, eletrofisiologistas e neuroradiologistas. O serviço iniciou suas atividades na década de 90 e, desde então, tem alcançado expressivo progresso no tratamento endovascular de diversas cardiopatias e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A especialidade é responsável por realizar diversos procedimentos, tais como: cateterismos cardíacos, infarto agudo do miocárdio, angioplastias coronarianas, carotídeas e de ramo intracraniano, estudos eletrofisiológicos, implante de stents cardíaco e intracraniano, angiografias, embolizações, trombectomia. Nesse contexto, é possível destacar o implante de prótese valvar aórtica (TAVI), procedimento pelo qual o Hospital é pioneiro no estado de Minas Gerais e referência nacional com seu Heart Team.  Em 2020, o Hospital Madre Teresa inaugurou a nova sala de Hemodinâmica. O espaço conta com tecnologia de ponta do equipamento Azurion 7 e do avançado software Clarity. A tecnologia permite realizar os procedimentos intervencionistas com mais precisão e agilidade, além de promover a diminuição no tempo do exame em até 20%, reduzir a dose de radiação e contraste em até 85%, tanto para paciente quanto para a equipe.