Kyoto, antiga capital imperial e uma das cidades mais tradicionais do Japão, foi palco de um importante evento internacional dedicado à inovação na medicina: o 3° Congresso Global de Cardiologia (Global Congress on Cardiology 2025). Realizado em março deste ano, teve seis principais palestrantes, entre eles o Dr. Mitermayer Reis Brito, coordenador do Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Cardíaca do Hospital Madre Teresa.
O evento reuniu especialistas de universidades, centros de pesquisa e hospitais de diversos países para compartilhar avanços científicos e promover colaborações na área da Cardiologia. Durante sua apresentação, Dr. Mitermayer abordou o uso da inteligência artificial combinada à análise de alterações no eletrocardiograma para identificar pacientes com maior risco de morte súbita, taquicardias malignas, síncope e insuficiência cardíaca.

“As alterações no eletrocardiograma, quando associadas a algoritmos de inteligência artificial, podem oferecer uma abordagem mais precisa na prevenção e no tratamento de doenças cardíacas relacionadas a processos inflamatórios, como sarcoidose e amiloidose, além de condições genéticas, Doença de Chagas e outras enfermidades sistêmicas. O eletrocardiograma é a janela do coração. Através dele é possível fazer o diagnóstico de várias arritmias, as anormalidades e doenças do coração. Ele é a ferramenta mais próxima do médico e de mais fácil acesso para orientar o diagnóstico e o tratamento do coração. E a inteligência artificial é uma importante aliada nesse processo”, ressalta Dr. Mitermayer.
Artigo inovador
O convite para participar do congresso surgiu a partir da repercussão de um artigo publicado pelo Dr. Mitermayer, intitulado “As Cinco Ondas Malignas da Eletrocardiografia”. Ele propõe um conceito inovador ao reunir cinco síndromes arritmogênicas hereditárias com padrões eletrocardiográficos distintos, com o objetivo de facilitar o diagnóstico e a compreensão clínica dessas condições.
Pela originalidade da abordagem, o artigo ganhou destaque no portal científico ResearchGate e é um dos pontos de vista mais visitados desde a sua publicação, em 2023, nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, principal periódico de divulgação científica na área cardiovascular em nosso país.
Confira o artigo na íntegra: https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-120-03-e20220649/0066-782X-abc-120-03-e20220649.x95083.pdf