A enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Mônica Ferreira Bruzaferro concluiu seu mestrado com um importante estudo voltado para a qualificação da assistência de Enfermagem em ambientes de alta complexidade. O trabalho foi realizado em nossa Unidade Coronariana e teve como foco o aprimoramento do registro do Processo de Enfermagem, uma etapa essencial para a segurança do paciente, a continuidade do cuidado e a valorização da prática profissional.
Intitulado “Registro do processo de enfermagem em uma unidade coronariana do hospital privado de Belo Horizonte: Estudo de Implementação”, o artigo relata a experiência de aplicação da metodologia PDSA (Planejar, Fazer, Estudar, Agir) como ferramenta para diagnosticar e melhorar os registros realizados pela equipe de Enfermagem. Como resultado do projeto, foi elaborada uma cartilha educativa que apoia os profissionais no dia a dia, com orientações práticas e linguagem acessível.
Além de contribuir para a qualidade da assistência, o estudo destaca o papel estratégico da Enfermagem na construção de processos mais seguros, organizados e centrados no paciente.
De acordo com a Gerente de Enfermagem, Elisangela Brunetti: “A iniciativa da enfermeira Mônica representa o compromisso da nossa equipe com a excelência na assistência. Ao fortalecer o registro do Processo de Enfermagem, especialmente em uma unidade tão crítica como a coronariana, damos um passo importante para garantir segurança, qualidade e valorização da prática profissional. Projetos como esse refletem a essência do cuidado no HMT: técnico, humano e continuamente aprimorado.”
📚 Quer conhecer o artigo completo?
Clique aqui e acesse o material na íntegra:
