Sempre focados na saúde e bem-estar do paciente, o Hospital Madre Teresa (HMT) ampliou o serviço de Odontologia Hospitalar a todos os pacientes internados na instituição. Antes os cuidados eram restritos apenas aos pacientes da UTI Clínica, UTI Cirúrgica e Unidade Coronariana – UCO.

A equipe composta por três profissionais é responsável por promover a higiene oral diária dos pacientes. O serviço realiza, em parceria com as demais equipes multidisciplinares, um conjunto de protocolos – boas práticas que proporcionam mais segurança assistencial. Um deles está ligado a prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica a qual o paciente muitas vezes é submetido.

A higiene oral realizada pelos cirurgiões dentistas do HMT é direcionada para o tratamento de lesões da mucosa oral que muitas vezes aparecem durante o período de internação, e também na resolução de ocorrências comuns a área como, por exemplo, fraturas, remoção de aparelhos ortodônticos, exodontias e restaurações, quando necessárias.
Covid – 19 e seus desafios “Com o agravamento da pandemia, a necessidade do atendimento ao paciente com Covid-19 em UTI, enfermaria e apartamento passou a ser de suma importância, no controle de lesões da mucosa, causados pelo próprio coronavírus ou por infecções secundárias, como candidíase oral e herpes, que interferem na nutrição do paciente”, comenta o coordenador da equipe, Dr. Antônio Carlos Braga Ramos.

O coordenador explica ainda que a equipe tem atuado de maneira expressiva com os pacientes pós-covid.  “Seja nos quartos, através de interconsultas ou na UTI Clínica, a Odontotologia faz a diferença no controle das infecções oportunistas que causam lesões de boca, debilitando e dificultando a recuperação desse paciente de maneira sistêmica”, diz.