O estudo clínico internacional do qual participou o Hospital Madre Teresa (HMT), por meio da Unidade de Pesquisa Clínica, apresentou grandes resultados no tratamento de câncer do pulmão com estágios localmente avançados.

O objetivo do estudo é oferecer uma nova modalidade de tratamento sistêmico por meio de quimioterapia e imunoterapia neoadjuvantes (antes da cirurgia) e após tratamento cirúrgico, a continuação da imunoterapia por aproximadamente 1 ano.

De acordo com o cirurgião torácico do Hospital Madre Teresa, Dr. Leonardo Brand, o estudo intitulado “AEGEAN” é um marco para a instituição, por se tratar do 1º grande estudo internacional multicêntrico da Oncologia Torácica do HMT.

Ainda de acordo com o médico, os resultados divulgados até o momento já são extremamente satisfatórios e benéficos aos pacientes. “Em breve teremos um novo protocolo para o tratamento do câncer de pulmão. O objetivo é sempre proporcionar as melhores práticas e segurança aos nossos pacientes”, completa.

Além do cirurgião torácico que coordenou a pesquisa, Dr. Leonardo Brand, o estudo contou com a participação do oncologista, Luís Flávio Coutinho e a equipe multidisciplinar formada por radioterapeuta, pneumologista, radiologista, médico nuclear, entre outros.

Os primeiros resultados desse estudo foram divulgados no último Congresso Internacional do American Association for Cancer Research (AACR) realizado entre os dias 14 a 19 de abril.

Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Madre Teresa

As pesquisas clínicas são as formas mais adequadas de reconhecer os benefícios das medicações. Assim, os resultados advindos desses estudos têm sido fatores chave no entendimento da logística de uma determinada doença, na delimitação de novas linhas terapêuticas e também no desenvolvimento de novos recursos voltados aos tratamentos.

De acordo com a coordenadora do Centro, Alessandra Mancuzo, os ensaios clínicos constituem uma grande oportunidade, tanto para a instituição quanto para os pesquisadores e pacientes. “A instituição e os pesquisadores ganham visibilidade por conduzir este tipo de estudo, que exige alto padrão de qualidade nos serviços prestados ao paciente”, explica.

Ainda segundo ela, a partir das pesquisas, o paciente tem a oportunidade de acesso a terapias inovadoras e a procedimentos de alta complexidade, gratuitamente, além de uma assistência vigilante da equipe multiprofissional altamente capacitada.

Dr. Leonardo Brand apresenta os resultados do estudo divulgados aos colegas de BH.